Cozinha Bruta

Comida de verdade, receitas e papo sobre gastronomia com humor (bom e mau)

Aprenda a fazer leite condensado caseiro e engula estes anúncios

Internet é cheia de receitas sem sentido ou utilidade prática, feitas só para prender a atenção de quem vê

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A demanda por conteúdo novo o tempo todo é algo cruel nestes tempos de tiktokização de tudo, inclusive da gastronomia. Tome receitas surpreendentes, tome vídeo caça-clique. Tome informação que não serve para nada, mas prende a atenção por preciosos segundos.

Nas últimas semanas, topei com meia dúzia de tutoriais ensinando a fazer leite condensado em casa. Não é algo só brasileiro, tem receita gringa também.

Claro que eu caí feito um pato e assisti aos filminhos, um pouco pelo nonsense que é replicar em casa um dos pilares da alimentação industrial.

Anúncio antigo de leite condensado, produto inventado para substituir o leite fresco e que se tornou ingrediente de receitas doces - Divulgação Nestlé

Que vantagem Maria leva fazendo leite condensado em casa?

Não vai sair mais gostoso, porque se trata só de leite e açúcar. Você pode explorar nuances de especiarias ao cozinhar, digamos, ketchup com tomate natural. Mas não leite condensado.

Aliás, uma receita de leite condensado só será bem-sucedida se resultar idêntica ao produto enlatado. Pois esse é o sabor que se espera.

Não vai sair mais barato. Precisa explicar o que é indústria e por que ela esmaga pequenos concorrentes tirando vantagem da escala industrial?

Não será mais prático, obviamente. Leite condensado não é um alimento em si, é um ingrediente culinário que está aí para cortar etapas na cozinha.

Não será mais saudável, já que leite condensado é necessariamente feito com uma concentração insalubre de açúcar. É tanto açúcar que não precisa de outros conservantes. Se não for exageradamente doce, de nada vale o leite condensado.

Enfim, não faz o menor sentido perder tempo com isso.

Uma das receitas que vi, inclusive, mandava engrossar o leite líquido com leite em pó.

Tentemos entender. O leite ficou condensado porque foi parcialmente desidratado. Aí você simula o processo com a mistura de leite natural e leite totalmente desidratado. Querem chegar aonde com isso?

Será que a tia dos bolos vai lá e segue a receita? Ou será que só fica hipnotizada por uns minutos, tempo suficiente para ser apresentada a um par de anúncios?

Se dinheiro tivesse, eu apostaria na segunda hipótese. O leite condensado caseiro é só um exemplo desse esquema que derrete cérebros.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.