De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu juros Selic inflação

Mercado já espera alta de juros pelo Banco Central em 2023; veja quem ganha e quem perde

Estresse do mercado favorece àqueles que investem de forma conservadora e para curto prazo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Até a quinta-feira da semana passada, o mercado tinha expectativa de que o Banco Central (BC) derrubasse a taxa Selic em 2,5% em 2023, encerrando o ano em 11,25% ao ano. Nesta última semana, tudo virou. Agora o mercado já precifica alta de 0,5% no próximo ano. Comento abaixo quem são as aplicações beneficiadas e prejudicadas com esta mudança.

NEW YORK, NEW YORK - NOVEMBER 17: Traders work on the floor of the New York Stock Exchange during morning trading on November 17, 2022 in New York City. Stocks are expected to fall as the stock market opened with interest rates rising as Federal Reserve officials signal more interest rate hikes to continue to slow down inflation. Michael M. Santiago/Getty Images/AFP (Photo by Michael M. Santiago / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP) - Getty Images via AFP

A curva de juros sinalizava na semana passada que a taxa Selic já poderia começar a cair na segunda ou terceira reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) do BC em 2023.

Esta expectativa de queda atraiu muitos investidores para alternativas de maior risco como ações e fundos imobiliários.

Entretanto, sinalizações do novo governo contrárias às expectativas do mercado fizeram com que este último mudasse rapidamente de opinião.

Esta mudança de percepção, caso sancionada pelo BC, também deve alterar sua decisão de investimento, pelo menos no curto prazo.

A elevação da taxa básica favorece àqueles que investem de forma conservadora em ativos referenciados ao CDI e Selic.

Evolução do contrato de DI Futuro negociado na B3 e com vencimento em 01/01/2024.
Evolução do contrato de DI Futuro negociado na B3 e com vencimento em 01/01/2024. - Bull

Por exemplo, a figura acima mostra o contrato de DI Futuro negociado na B3 e com vencimento em 01/01/2024. A taxa negociada neste contrato representa o que o mercado espera como CDI médio de hoje até o vencimento. No fechamento desta quinta-feira, a taxa esperada era de 14,03%.

De forma simplista, isso quer dizer que o mercado espera que quem investe em uma aplicação que remunera 100% do CDI ganhe 14% ao ano de hoje até o final de 2023.

Logo, uma aplicação em CDB ou fundo de renda fixa com rendimento de 120% do CDI deve render 16,8% ao ano, no próximo ano. Esta é uma taxa excepcional.

Para se ter uma ideia, nos últimos 10 anos, apenas em três anos o Ibovespa teve rendimento superior a este.

Mesmo que a inflação suba a 8% ao ano no próximo ano, esta aplicação referenciada ao CDI ainda renderia mais que alternativas de curto prazo referenciadas ao IPCA.

Para o longo prazo, investimentos referenciados ao IPCA também estão com taxas muito atrativas depois do estresse do mercado nesta semana.

Entretanto, aplicações de curto prazo referenciadas ao CDI são as grandes vencedoras.

Na lanterninha dos investimentos, ficam as aplicações de risco.

Taxas de juros mais elevadas são como criptonita para aplicações de risco como ações e fundos imobiliários.

Estes ativos são precificados pelo desconto a valor presente dos fluxos futuros. Portanto, quanto maiores as taxas de juros, menor é o valor justo hoje de um ativo de risco.

No entanto, isso não quer dizer que não deva ter qualquer destes ativos. Apenas o custo de oportunidade de mantê-los fica mais caro quanto mais a renda fixa promete remunerar.

Apesar de alguns investimentos serem mais beneficiados, todo momento de estresse de mercado deve ser visto como oportunidade para fazer aplicações com expectativas maiores de retorno no futuro. Isso vale tanto para a renda fixa quanto para alternativas de maior risco.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.