De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu inflação juros Selic

Este é um dos maiores dilemas na renda fixa

Com receio do passado recente, investidores se resguardam no CDI, mas podem perder oportunidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nos últimos 24 meses, a renda fixa mostrou aos investidores que seu nome não está relacionado ao retorno. Neste período, a oscilação na renda fixa deixou investidores indecisos sobre o que é o mais adequado para suas carteiras. Como em qualquer situação de medo, a decisão instintiva, ou seja, fugir do que nos aflige, pode conduzir a piores resultados de longo prazo. Explico o dilema que aflige investidores neste momento.

Com receio do passado recente, investidores se resguardam no CDI, mas podem perder oportunidade. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK501 - REUTERS

Os últimos dois anos, foram marcados por uma reviravolta na renda fixa. Saímos de um período em que o CDI estava abaixo de 5% ao ano, ou seja, abaixo da inflação que chegou a superar 10% ao ano, para o patamar atual de 13,65% ao ano.

O problema ocorreu na transição. Ela foi muito abrupta. De um mês para o outro, o IPCA saiu de positivo para negativo. Mas, não foi pouco negativo, tampouco foi por curto espaço de tempo.

Naquele momento, investidores que aplicavam em títulos referenciados ao IPCA tiveram retornos até negativos nos títulos referenciados a este indexador.

Isso assustou investidores com relação a capacidade deste indexador cumprir sua função, ou seja, proteger o patrimônio. O evento prejudicou a visão dos benefícios de longo prazo dos títulos referenciados ao IPCA.

Sempre que nos deparamos com um evento, receamos que ele possa se repetir. Como ele acabou de ocorrer, usualmente, atribuímos uma probabilidade de ele se repetir muito maior do que o razoável.

Naturalmente, a decisão mais lógica para se preservar é evitar aquilo que nos dá medo.

Portanto, a decisão instintiva no momento atual tem sido se resguardar nos títulos referenciados ao CDI. Estes, apresentam bom retorno e tendem a ser mais estáveis. Afinal, o CDI não fica negativo, como ocorreu com títulos referenciados ao IPCA.

Esta decisão entre IPCA ou CDI é um dos principais dilemas enfrentados por investidores de renda fixa. Apesar de parecer mais seguro se resguardar no CDI, os títulos referenciados ao IPCA estão com perspectiva favorável.

Podemos estar passando por um dos melhores momentos para se adicionar títulos referenciados ao IPCA ao portfólio. São três os motivos que explicam isto.

Primeiro, vivenciamos um momento em que a taxa de juro real está historicamente elevada. Segundo, a inflação se mantém pressionada. Por último, há indícios que a taxa Selic e, consequentemente, o CDI devem entrar em um ciclo de queda.

Considerando estes argumentos, é adequado reavaliar o montante que de exposição em títulos pós-fixados no portfólio, diversificando a parcela destinada ao longo prazo para títulos referenciados ao IPCA.

Como expliquei no passado, o potencial desta diversificação pode ser ainda maior se realizado em títulos privados. Estes títulos apresentam um prêmio interessante em relação aos títulos públicos.

Neste caso, existem os títulos privados com garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), como CDB, LCI e LCA, ou os sem esta garantia, por exemplo, debêntures, CRAs e CRIs.

Se bem selecionada, esta segunda categoria de títulos privados pode resultar em rentabilidades reais, ou seja, aquelas acima do IPCA, até 50% superiores a dos títulos públicos de mesmo prazo.

Portanto, cuidado ao fugir do receio com relação aos ativos referenciados ao IPCA, pois você pode estar perdendo uma boa oportunidade neste momento.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.