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Em movimento histórico, Twitter testa edição de posts, reivindicação antiga de usuários

Experimento ainda não está disponível no Brasil

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São Paulo

Atendendo a um pedido antigo de usuários, o Twitter iniciou testes com um botão para editar tuítes já publicados. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1º) na conta oficial da rede.

Por enquanto, o Brasil não participa da experiência, disponível apenas para um grupo reduzido de usuários em quatro países: Austrália, Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia. A função de edição também estará habilitada para assinantes do Twitter Blue nas próximas semanas.

Em seu blog, a plataforma diz que as postagens poderão ser modificadas algumas vezes nos 30 minutos seguintes à publicação. Neste caso, o tuíte será sinalizado com um ícone, incluindo data e horário, e uma etiqueta que alerta para a alteração do conteúdo original.

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O botão de edição é uma das reivindicações mais antigas dos usuários - Gabriel Cabral/Folhapress

Também será possível ver as versões anteriores da postagem. Segundo o Twitter, a intenção é preservar a integridade das conversas e proporcionar um acesso público ao que foi dito por quem escreveu a mensagem.

Na fase de testes, a rede pretende colher opiniões e, ao mesmo tempo, identificar e resolver possíveis problemas e dificuldades relacionados à sua implementação. A análise inclui como esse recurso pode vir a ser mal utilizado pelas pessoas.

"Também nos atentaremos aos impactos que o recurso tratá para o modo como as pessoas escrevem, leem e interagem com tuítes", diz a rede em texto publicado em seu blog oficial.

Nos últimos tempos, o Twitter tem aparecido no noticiário sobre a disputa contra Elon Musk. A rede quer que o bilionário honre a aquisição da companhia por US$ 44 bilhões, transação da qual ele declinou. A companhia acusa Musk de violar o acordo de compra da empresa e quer que a justiça o obrigue completar o negócio ao preço de US$ 54,20 por ação.

A rede culpa o bilionário pela queda em anúncios por redução de receita ocorrida no segundo trimestre. As ações do Twitter caíram 3% no pré-mercado. A empresa registrou receita de US$ 1,18 bilhão (cerca de R$ 6,4 bilhões) no segundo trimestre, em comparação com US$ 1,19 bilhão no mesmo período do ano passado.

A versão brasileira da plataforma foi alvo de protestos de usuários no início de 2022, sobre a concessão de selos de autenticidade para perfis que disseminam notícias falsas e checagem de conteúdo enganoso. Após as pressões, o Twitter incluiu o Brasil nos testes com botão para denúncia de desinformação no final de janeiro.

A rede também incluiu etiquetas para sinalização de contas automatizadas, em fevereiro, e adicionou recurso para identificar candidatos nas eleições brasileiras deste ano. Além disso, a plataforma fez uma revisão da sua política para proteger o debate em torno da campanha.

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