#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Congresso Nacional

'Capitólio brasileiro': redes reagem à invasão do Congresso por bolsonaristas

Golpistas são criticados por usuários, que pedem por intervenção federal no DF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Manifestantes bolsonaristas entraram na Esplanada dos Ministérios neste domingo (8), em Brasília, e invadiram a parte superior e a área interna do Congresso Nacional, entrando em confronto com a PM.

Os golpistas, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), vieram do acampamento montado diante do Quartel-General do Exército protestar contra o legítimo resultado das eleições e a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante a tarde de hoje, os termos "Congresso Nacional", "manifestantes" e "golpe de estado" estiveram em alta no Twitter. As expressões "patriotarios" e "supremo é o povo", também em alta, exemplificaram a polarização do debate em rede. A segunda está sendo utilizada pelos bolsonaristas em defesa das ações antidemocráticas.

Veja a repercussão.

Vídeos da invasão e de atos de vandalismo também estão sendo compartilhados por Twitter.

Internautas ainda criticam a atuação do ministro da Defesa José Múcio e de Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, por não terem conseguido desmobilizar o acampamento bolsonarista após a posse de Lula.

Por isso, muitos pedem por intervenção federal. "É preciso imediatamente intervenção federal no DF. O governador Ibaneis perdeu as condições de seguir no comando!", afirma o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).

Por sua vez, bolsonaristas veem a invasão como uma demonstração de soberania popular. Para além de compartilharem conteúdo com termo "supremo é o povo", alguns relembraram os atos de junho de 2013, quando o teto do Congresso também foi ocupado por manifestantes.

O mapa de interação compartilhado pelo analista de dados Pedro Barciela dá a dimensão da polarização em rede e dos atores políticos que se situam no debate.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.