Nesta terça-feira (4), o Portal Comunique-se lança a rede social DINO, descrita por seus criadores como "a primeira rede social de textos no Brasil". A plataforma é voltada para artigos de no mínimo cinco parágrafos. Com foco em profissionais de comunicação, a DINO permite o impulsionamento de conteúdos para fora de seu domínio, visando a publicação em um dos 400 veículos parceiros.
Segundo o portal, um dos principais apelos para adesão dos profissionais é que, diferente de outras redes, não é preciso conquistar um seguidor por vez na plataforma. O DINO oferece aos novos integrantes uma audiência composta pelos cerca de 11 mil usuários já existentes, vindas do antigo Divulgador de Notícias do portal —e que pode se expandir de acordo com as novas inscrições.
Além disso, os textos publicados são categorizados em 25 assuntos. Ao criar um perfil na DINO, basta selecionar os tópicos e os criadores de conteúdo que deseja seguir e configurar um feed personalizado.
O DINO também aposta na eliminação da gestão de infraestrutura que um blog, por exemplo, demandaria. Métricas de engajamento, como comentários, curtidas e compartilhamentos são facilmente visualizadas.
É possível pagar para ter seu texto redistribuído para os veículos parceiros. No momento, não há nenhuma remuneração ao produtor de conteúdo que tenha o texto publicado fora da plataforma, mas Rodrigo Azevedo, criador do Comunique-se, avalia que o DINO contribui para a construção de valor e networking junto aos parceiros, que podem vir a fechar negócios fora da rede social.
"Nem todo texto publicado na rede social poderá ser impulsionado", explica Azevedo. Os conteúdos oferecidos a parceiros passam por um processo de seleção e adaptação, conforme necessidade, antes da publicação em um dos veículos. Conteúdos denunciados por fake news, palavras de baixo calão ou termos ofensivos serão avaliados e podem ser derrubados da plataforma.
A interface da rede combina características do Twitter, LinkedIn e Medium.
Os textos são apresentados como na linha do tempo, que antes organizava as postagens na rede de Elon Musk por ordem cronológica. Também similar ao Twitter, no DINO há a possibilidade de seguir criadores ou assuntos e visualizar os temas em alta, como nos Trending Topics.
A similaridade com o Linkedin aparece no aspecto profissional da plataforma (para se cadastrar, é preciso incluir dados como profissão, cargo e empresa onde trabalha atualmente) e na possibilidade de interação com os pares. A publicação de textos longos, geralmente com trabalho mais cuidadoso de linguagem, é o aspecto da DINO que lembra o Medium, plataforma querida por escritores.
Após as últimas mudanças implementadas por Musk no Twitter, alguns artistas independentes estão em busca de uma nova plataforma para divulgar seu trabalho. Para quem trabalha com texto de longa forma (reportagens, crônicas, artigos de opinião, poemas, entre outros), o DINO pode ser uma alternativa.
O cadastro é gratuito e pode ser feito no site appsocial.dino.com.br.
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