#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu América Latina

Encontro de Lula e Maduro reacende polarização eleitoral nas redes sociais

Petista recebeu ditador venezuelano às vésperas de cúpula com líderes sul-americanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na tentativa de integrar os países da América do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) organizou uma cúpula nesta terça (30) com os líderes da região. Na véspera, entretanto, o presidente brasileiro se reuniu com o ditador venezuelano Nicolás Maduro, chamou o encontro de "momento histórico" e defendeu a entrada da Venezuela no Brics.

A reunião polarizou não só parlamentares de base e oposição ao petista, mas também usuários nas redes sociais. Os nomes de Lula e Maduro ficaram entre os assuntos mais comentados no Twitter, com mais de 123 mil menções.

As críticas de opositores recuperam as acusações de violações de direitos humanos e também de crimes contra a humanidade contra o regime venezuelano. Também relembram a dívida que o país tem com o Brasil, decorrente de financiamentos do BNDES para projetos de infraestrutura, e a decisão do TSE, em 2022, que barrou peças de campanha que relacionassem Lula a Maduro.

Já apoiadores de Lula argumentaram que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou durante seu mandato com o príncipe saudita Mohammed bin Salman e outros líderes acusados de perseguir jornalistas e opositores.

Houve também quem lembrou que a Venezuela enviou cilindros de oxigênio hospitalar para socorrer unidades de saúde em Manaus na pandemia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.