#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Interrupções, discussões e 'aerolook': veja momentos virais do primeiro dia da CPI do 8/1

Comissão Parlamentar foi instaurada nesta quinta-feira (25) e já rende memes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois da CPI da Covid ter sido acompanhada diariamente por milhares de brasileiros, temos uma nova comissão para acompanhar como se fosse um reality show da política brasileira. Ou ao menos é essa a sensação na redes sociais. A CPI do 8/1 foi instaurada nesta quinta-feira (25) e terá o deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA) como presidente e a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) como relatora.

Com todos os olhos voltados para o Congresso, internautas elegeram os momentos na primeira sessão da Comissão.

CPMI elege mesa de presidência e relatoria no Senado. Na mesa, Otto Alencar e Randolfe Rodrigues, Cid Gomes e Eduardo Girão e Marcel Van Hattem. Na imagem, Otto discute com senador Marcos do Val. - Gabriela Biló/Folhapress

As constantes interrupções à fala da relatora Eliziane Gama não passaram despercebidas e geraram situações impensáveis, como apoio da senadora da oposição Damares Alves (Republicanos).

Em seu discurso, a Eliziane Gama lembrou que mulheres são constantemente interrompidas por homens. A fala repercutiu nas redes sociais.

"Rapadura".

Outro momento inusitado foi este, em que a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) critica o vestuário de um parlamentar que tenta interromper a fala da relatora.

"Aerolook".

Erika Hilton já ganhou o status de "diva pop da política brasileira" no Twitter.

Internautas também elogiaram sua fala em defesa da Comissão.

A escolha de Eliziane Gama como relatora da CPI gerou discussões acaloradas na sessão. Políticos de oposição alegam que a senadora seria parcial por ter fotos ao lado do presidente Lula (PT) e do ministro da Justiça, Flávio Dino.

A acusação foi rebatida pelo senador Omar Aziz (PSD).

O senador Marcos do Val (Podemos) também tentou tumultuar a comissão e levou uma invertida de Otto Alencar (PSD). "Aqui não é delegacia de polícia não".

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também criticou a instauração da CPI e disse que o objetivo seria promover uma "cassação do bem" a deputados cujos eleitores participaram dos atos de 8 de janeiro.

E esse foi só o dia 1.

Acompanhe todas as notícias sobre a CPI de 8/1 na Folha.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.