Normalitas

Espanholices, maravilhas do ordinário, brotos de brócolis

Normalitas - Susana Bragatto
Susana Bragatto

Barcelona é brasileira com o Jazzing Festival

Festa do jazz homenageia a música brasileira com concertos, jam sessions e workshops

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Joan Chamorro (Barcelona, 1962), conhecido nome da cena jazzística de Barcelona, é imparável.
Uma entrada com seu nome na Wikipédia já tasca de saída que ele toca, e muito: sax, baixo acústico, clarinete, flauta, trompete.

Entre mil outras gigs (gíria-anglicista-de-músico para "shows" ou trabalhos), Chamorro já integrou a big band da renomada escola Taller de Músics, de Barcelona, e possui um quinteto com a cantora e trompetista espanhola Andrea Motis.

Mas é com a Sant Andreu Jazz Band, que reúne jovens músicos de 7 a 21 anos, que a persona carismática e agregadora de Chamorro-diretor-musical aflora mais bunito. A big band foi tema de um premiado documentário de 2012, Kids and Music, que pode ser visto na íntegra aqui:

A orquestra integra a programação da 9a edição do Jazzing Festival, de sexta (02) a segunda (05), dirigido por Chamorro e totalmente dedicado ao nosso querido país brazilêro.

"Os dois séculos de independência do Brasil são uma coincidência afortunada, mas não a razão original da homenagem", explica Chamorro. "Há anos a música brasileira tem importância no nosso repertório".

ENCONTRO DE GERAÇÕES

Um dos diferenciais mais bacanas do festival é que reúne gente jovem e veterana, entre brasileiros, españoles y outros estrangeiros apaixonados por música brasileira.

O pupurri de culturas e gerações traz um frescor especial às interpretações de clássicos (de Tom Jobim a Chico) e modernezas (por exemplo, com a brasileira Vanessa Moreno, que bota para quebraire com sua mescla autoral de ritmos muy nossos e scat/improvisações).

Além da Sant Andreu Jazz Band e de Moreno, o evento terá shows dos brasileiros AnaLu Sampaio e o guitarrista Jurandir Santana, que se apresenta com a cantora catalã Carme Canela, entre outros. A cantora Rosa Passos, super nome prometido para o festival, não pôde vir por problemas de saúde.

BRASIL FOREVIS

A paixão de Chamorro pela música brasileira já vem de muy longe.

Há anos, o músico naturalmente inclui temas do nosso cancioneiro em seu repertório. Como a lheeeenda versão de Triste gravada em 2016 com a então super jovem Alba Armengou, parceira no belo disco Joan Chamorro Presents Alba Armengou, de 2019:

"Minha primeira recordação de música brasileira é um álbum precioso de Stan Getz, um de meus saxofonistas preferidos, com João Gilberto ['Getz/Gilberto', oOOO disco que disseminou a bossa nova no mundis vastis mundis, lançado pelo mítico selo Verve em 1963 com participação de Tom Jobim e clássicos como Desafinado e, claro, The-Ubiquitous-Girl-From-Ipanema]", conta Chamorro.

"Esse disco me encantou, escutei as canções muitíssimas vezes, e já apresentamos e gravamos todas elas com diferentes arranjos e formações".

De camiseta, shorts e pés descalços enquanto dirigia um ensaio da big band para o festival nesta última quinta, Chamorro é a antípoda descomplicada do jazzstar, mas tem tudo pra ser pop -- seus mais de 300 mil seguidores nas redes sociais que o digam.

Chamorro foi o artista homenageado no último Voll-Damm Jazz Festival de Barcelona, outro evento conhecido da cidade. A edição 2022 do evento, por sinal, também estará impregnada de Brasil, com a presença de Toquinho, Hermeto Pascoal e Yamandu Costa na capital catalã entre outubro e novembro.

Segundo Chamorro, a música brasileira é mais do que uma homenageada especial: o país transcende categorias e é uma presença permanente no festival, graças ao ritmo e improvisação "que casam muito bem com o jazz". Yea yea, Joan, é nóis. Que a grama, a lama, tudo é minha irmã-a-a-a-aa....

(Siga meu perfil no Instagram)


Jazzing Festival 2022
De 2 a 05 de setembro
Fabra i Coats - Barcelona
https://jazzingfestival.com/

Voll-Damm Jazz Festival 2022
Toquinho - 27 de outubro - Palau de la Música Catalana
Hermeto Pascoal - 02 de novembro - Sala Apolo
Yamandu Costa - 19 de novembro - Conservatori del Liceu
https://www.jazz.barcelona/es

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.