Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta

Conheça a guitarrada, ritmo do Pará criado por Aldo Sena e que influenciou o Calypso

À convite de Saulo Duarte, o músico se apresenta no show 'Baile Quente', na sexta-feira (30), no Sesc Pompéia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No palco, dois guitarristas em uma espécie de dueto —às vezes mais parece um duelo— dedilham seus instrumentos misturando ritmos como lambada, carimbó amazônico e até a jovem guarda. Essa é a guitarrada, estilo criado no Pará no fim dos anos 1970 e que formou uma geração de guitarristas no norte do Brasil.

Um dos criadores do ritmo é o "guitar hero" Aldo Sena, se apresenta no show "Baile Quente" a convite do também paraense Saulo Duarte. A apresentação que será no dia 30 de setembro, no Sesc Pompeia, em São Paulo, será o encontro de gerações no em um espetáculo no estilo dos bailes que aconteciam nos anos oitenta e noventa no Pará.

Aldo Sena, um dos criadores da guitarrada paraense
Aldo Sena, um dos criadores da guitarrada paraense - Natália Costa

Um pouco mais experiente que Duarte, e com mais de 40 discos lançados, Sena é considerado um dos principais guitarristas do Brasil e por meio dele que a lambada se consolidou como ritmo nacional. Foi ouvindo os merengues do Los Corraleros na Rádio AM que tudo começou. "Eu ouvia também ‘Sem Lenço, Sem Documento’ do Caetano Veloso e a cantora Diana, cantando a música ‘Ainda Queima a Esperança’", afirma Sena.

Diferente dos guitarristas de estilos como rock e blues, na guitarrada paraense, o ritmo acompanha batida percussivas e solos influenciados pelo carimbó. O guitarreiro, como é chamado quem toca o ritmo, precisa ter uma levada mais suave no dedilhar das cordas do que os guitarristas de outros gêneros.

Saulo Duarte convida Aldo Sena para o show “Baile Quente”, em um encontro de gerações da música paraense
Cantor Saulo Duarte convida Aldo Sena para o show 'Baile Quente', em um encontro de gerações da música paraense - Ana Alexandrino

O cantor e multi-instrumentistal Duarte, mistura a guitarrada com outro ritmos nortistas e latinos como o carimbó, zouk, lambada, merengue, cumbia e reggae, transformando no que ele chama de "pop tropical". Dono de uma discográfica com quatro obras, o músico afirma que Sena é uma das principais influências em seu trabalho.

"É uma oportunidade maravilhosa de a gente trazer à tona a música paraense; algo que me enche de orgulho e de prazer, porque é um compromisso devolver isso de alguma forma para um mestre como ele" conta Saulo.

Entre os instrumentos usados nos bailes paraenses, a guitarra é um dos principais da música paraense. Desde a tríade Mestre Vieira e Mestre Curica, que ao lado de Aldo criaram a guitarrada, entre outros ritmos populares, o brega também usa os acordes do instrumento em melodias que ganharam o gosto do Brasil, como os artistas Calypso, Gabi Amarantos e Wanderley Andrade —vale lembrar que o brega é conhecido como patrimônio imaterial do Pará.

Não é incomum passar pelo Ver-o-Peso —um dos principais mercados a céu aberto que fica às margens do rio Guamá— e ver um guitarrista tocando as mais famosas da lambada, brega e carimbó. Uma curiosidade sobre o lugar, por exemplo, é que Joelma e Ximbinha, antes de ficarem famosos com a banda Calypso —chegando a ser considerada pelo DataFolha a banda mais conhecida do brasil em 2007— se apresentavam neste mercado e vendiam seus CDs durante os shows na rua.

A grande influência de Ximbinha era a guitarrada, seu primeiro disco, "Guitarras que Cantam", de 1998, foi um dos responsáveis pelo ressurgimento do estilo no Pará. No Calypso, o músico continuou compondo músicas com influências da guitarrada.

Voltando a seara do show "Saulo Duarte convida Aldo Sena", o repertório da dupla se baseia na conjunção das obras dos dois artistas dialogando entre si. Entram no espetáculo os principais sucessos de Aldo Sena, como "Lambada Complicada, "Lambada Classe A" e "Lambada do Papão", e as mais conhecidas de Saulo Duarte, entre elas "Mistério no Olhar", "Zonzon" e sua própria guitarrada. O público ainda pode esperar por uma música inédita do Aldo e uma parceria inédita dos dois.

Baile Quente: Saulo Duarte convida Aldo Sena

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.