Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta
Descrição de chapéu LGBTQIA+

Festival Artistas de Rua, em SP, encerra com show grátis; saiba onde assistir

Quarta edição do projeto teve nomes como Dessa Brandão, Nego Bala e encerra com WinniT nesta quarta (23)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A quarta edição do festival Artistas de Rua, em São Paulo, encerra nesta quarta-feira (23) após ter destaques como a sambista Dessa Brandão e o MC Nego Bala. Cantor e ativista LGBTQIA+, WinniT, encerra a programação com show grátis às 18h, na rua Dr. Álvaro Alvim, com palco na altura do número 146, na Vila Mariana, região sul.

WinniT é uma das atrações que encerra o festival Artistas de Rua
WinniT é uma das atrações que encerra o festival Artistas de Rua - Daniel Oliveira

Maria Ito, produtora e responsável pela curadoria desta edição, comenta que o evento segue pautado na diversidade, não só ao pensar os gêneros musicais presentes na programação, mas também trazendo para o line-up pessoas radicalizadas, mulheres e LGBTQIA+. "É impossível pensar na construção da cultura e da música excluindo essas pessoas, como muitos festivais ainda insistem em fazer. Por isso, tentamos ir na contramão dessa homogeneização, que mostra apenas um entre os inúmeros lados da história e das produções culturais", comenta Ito.

Artistas de Rua é um festival de música itinerante independente e que promove intervenções artísticas nos centros urbanos e busca melhorar a vida na cidade e incentivar a utilização das áreas comuns, sendo arte e cultura destaques no uso criativo dos espaços públicos. O projeto é viabilizado pelo ProAC ICMS, com patrocínio da EDP e da 51 Ice. A realização é da Muda Cultural e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Um homem negro de bigode está em pé, virado de lado, segurando uma flor; ele usa camisa polo bege e calça marrom; atrás dele há um arco coberto de flores
O funkeiro Nego Bala em cena do curta-metragem da música 'Sonho', que gravou com Elza Soares - Larissa Zaidan/Divulgação

Já passou pelo evento Andarilho Cha, com a sua "música preta brasileira teatral", e Amanda Magalhães, voz da terceira geração 'Black Rio'. Nego Bala e Lumanzin agitam o Grajaú e consecutivamente, no Lago Azul. Guilherme Kafé e Pagode da Dessa, fizeram sua apresentação na avenida Paulista na praça ao lado da Japan House.

Para fechar e já deixar saudades, Mano Yo e WinniT estarão nesta quarta-feira, dia 23, na Vila Mariana, às 15h. "Duas das principais características desse projeto são a democratização do acesso à cultura e a ocupação propositiva dos espaços públicos. É um convite para a população redescobrir lugares icônicos por meio da música", comenta Ítalo Azevedo, gestor cultural da Muda Cultural.

Festival Artistas de Rua

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.