Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta
Descrição de chapéu LGBTQIA+

Do reggae maranhense ao rap queer: a sonoridade única de Enme

A cantora se apresenta na festa Mel neste sábado (15) misturando funk, hip hop e afrobeat

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Do Maranhão para o mundo, Enme é uma artista queer que está conquistando cada vez mais espaço na cena musical brasileira. Atuando como produtora cultural, cantora, compositora e rapper, ela mistura ritmos regionais com o rap, criando uma sonoridade única. A cantora se apresentará na Festa Mel que acontece neste sábado (15), com um show que une o funk e o afrobeat.

A maranhense Enme é uma artista queer que está conquistando cada vez mais na cena musical brasileira
A maranhense Enme é uma artista queer que está conquistando cada vez mais na cena musical brasileira - Divulgação

Desde 2014, Enme vem trabalhando na divulgação e fomento da cultura Hip Hop dentro do universo LGBTQIA+ e vem ganhando reconhecimento por isso, mas nem tudo são flores. "A gente que está longe do eixo comercial, como o Maranhão, tenta se manter no jogo fazendo trabalhos originais e cada vez mais inovadores, porém falta investimento para a gente trabalhar da forma que merecemos", afirma Enme.

Ainda sobre as dificuldades do mercado da música, a cantora comenta que o cachê é um dos seus maiores problemas durante sua trajetória. "Acho que o maior desafio hoje é conseguir entregar um trabalho de excelência mesmo não sendo tão bem remunerada no mercado", diz a cantora.

Enme não é iniciante, em 2019 recebeu o prêmio de artista revelação no Sons da Rua e lançou seu primeiro EP, intitulado "Pandu". O álbum conta com os sucessos "Killa", que faz referência ao reggae maranhense, e "Juçara", com versos que incluem dizeres populares do Maranhão.

A cantora comenta que Beyoncé sempre foi sua maior referência, mas que artistas africanos têm aparecido mais em sua playlist. "O jeito que a Beyoncé cuida da carreira, na construção artística e como ela usa sua arte para mudar o mundo [me inspira]. Tenho ouvido também bastante artistas da Nigéria como Tems, Omah Lay, Tekno e Rema. Esses artistas foram grandes influências na construção lírica do meu disco 'Atabake'", diz a cantora.

Um dos ápices de sua carreira, durante o Carnaval de 2020, Enme lançou a música "Batidão" e se apresentou no bloco "Galo da Madrugada", ao lado de Pabllo Vittar. A música se tornou um sucesso na época e até se tornou trilha sonora de filme. No mesmo ano, a artista participou do relançamento do álbum "Modo Diverso", o primeiro disco de queer rap do Brasil, em parceria com Rico Dalasam.

Além de Enme, a festa Mel terá também o piseiro e forró ao vivo da sensação Michelle Maiara & Paulynho dos Teclados, com o swing da música afro pop brasileira direto de Brasília Odara Kadiegi e o maestro dos remixes absurdos DJ Ad Ferrera.

Festa Mel

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.