Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta

Sabotage 50 anos: Família anuncia filme e exposição sobre o legado do rapper

Projeto ainda conta com releituras inéditas com N.I.N.A, Filipe Ret, Orochi, Criolo, Vandal e Djonga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sabotage, um dos maiores ícones do rap nacional, estaria completando 50 anos de vida nesta segunda-feira, 3 de abril. Em celebração à sua trajetória, a família do artista anuncia o lançamento de um projeto que inclui um livro biográfico ilustrado, uma exposição imersiva, uma série de curtas-metragens, um filme, linhas de roupas, acessórios e itens de papelaria, que visam exaltar sua memória e chegam como um presente para os fãs.

Neste 3 de abril o rapper Sabotagem completaria 50 anos
Neste segunda-feira, 3 de abril, o rapper Sabotage completaria 50 anos - Divulgação

Na parte musical, o projeto intitulado "Sabotage 50 anos" contará com uma parceria com a Som Livre, que prepara o lançamento de um álbum de releituras exclusivas com músicas selecionadas do artista, que ganham feats inéditos com nomes da nova geração. O primeiro single que será lançado em 18 de abril é o clássico "Respeito É Pra Quem Tem", que ganha os vocais da cantora N.I.N.A, uma das principais representantes da cena grime e drill no Brasil.

Este álbum tem como ideia central reviver a obra do Maestro do Canão, em faixas que trarão a voz original do artista junto com vozes de diversas gerações do rap, em beats e arranjos renovados, tudo criado com muito respeito e originalidade. Os fãs podem esperar faixas com nomes como Filipe Ret, Orochi, Criolo, Vandal e Djonga, provando que sua obra resiste, atravessa o tempo e seguirá influenciando toda a cena do rap nacional.

Tamires Rocha e Wanderson dos Santos são filhos de Sabotage e responsáveis pelo legado do artista - crédito Divulgação
Tamires Rocha e Wanderson dos Santos são filhos de Sabotage e responsáveis pelo legado do artista - Divulgação

Filha do artista e idealizadora do projeto, Tamires Rocha, de 29 anos, conta sobre a iniciativa que resgata o trabalho íntimo de Sabotage diretamente do baú da família para os fãs. "O legado de Sabotage resgatou histórias, imagens e as músicas do meu pai quando ficamos mais velhos. Quase nove anos depois, é como um furacão, como ele mesmo era. E para celebrar o cinquentenário, criamos várias ações que vão acontecer até 2025. Sequencialmente teremos um novo livro, que será uma biografia ilustrada, uma exposição imersiva estilo museu, um filme, além de moda e produtos canábicos", comenta Rocha.

Diana Bouth, Gerente de A&R Urban da Som Livre, fala sobre a honra de ser a gravadora escolhida para exaltar a obra musical de Sabotage. "É uma responsabilidade enorme desenvolver e entregar esse projeto. No momento em que vivemos hoje, do Hip Hop no Brasil, ter esse olhar da nova geração da cena, é emocionante. Nos sentimos honrados", afirma Bouth.

Wanderson dos Santos, filho do rapper e também conhecido como Sabotinha, concorda com a irmã sobre a importância de manter viva a memória de Sabotage. "Quando meu pai faleceu, éramos crianças e a noção do tamanho dele como artista foi o que fez o legado acontecer. Aos poucos, crescendo sem pai, eu via que ele era referência para tantos outros filhos como eu. O resgate da história não era apenas da obra", diz Santos.

O projeto "Sabotage 50 anos" foi oficialmente lançado com uma campanha nas redes sociais do artista, além de um vídeo contendo imagens históricas e narração de convidados especiais, como o músico Paulo Miklos, que trabalhou com o rapper no filme "O Invasor", e Primo Preto, um dos nomes mais respeitados da cena do rap paulista e que conviveu com Sabotage. O audiovisual, com texto do jornalista Ronald Rios e produção da Som Livre, está disponível no perfil de Sabotage no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.