Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz
Descrição de chapéu Natal

Veja ideias para montar a mesa de Natal gastando pouco

Saiba como aproveitar itens que você já tem em casa para fazer a decoração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comprar louça e enfeites natalinos para decorar a mesa da ceia não é barato —ainda mais agora, em cima da hora. Mas é possível fazer uma composição bonita com itens que você já tem em casa, afirma a criadora de conteúdo Isabela Azevedo, que tem a página Beluquices de Casa no Instagram, na qual ela dá dicas de mesa posta.

A seguir, veja as sugestões de Isabela para montar a mesa sem gastar muito.

Faça arranjos com galhos

Mesa decorada com galhos dourados e naturais e velas
Mesa decorada com galhos dourados e naturais e velas - Isabela Azevedo

Aqui, Isabela criou um enfeite para o centro da mesa com galhos de plástico dourados. Incluiu também ramos naturais no arranjo e nos guardanapos de tecido.

Para reproduzir essa ideia, você pode usar galhos de árvore de Natal (vendidos avulsos), uma folhagem que já tenha em casa ou ramos de alecrim, por exemplo.

Aproveite os enfeites da árvore

Mesa de Natal decorada com galhos de plástico, bolas de Natal, pinhas e velas. Em volta, pratos de comida: panetone, doces, pastéis e azeitonas
Mesa de Natal decorada com galhos de plástico, bolas de Natal, pinhas e velas - Isabela Azevedo

Para deixar a mesa com uma cara natalina, basta roubar umas cinco ou seis bolas da árvore e usá-las na decoração. Uma possibilidade é colocá-las soltas em um jarro transparente ou utilizá-las numa composição com pinhas e galhos, como na foto acima.

Acenda velas

As velas deixam o ambiente mais aconchegante e com um clima de festa. Nas mesas das imagens acima, elas também ajudaram a dar destaque para os arranjos feitos com os galhos.

Você pode usar modelos de diferentes tamanhos e intercalar opções maiores e menores. Um cuidado é escolher velas sem perfume, para que não ele não entre em conflito com o aroma da comida.

Decore com frutas

Mesa decorada para com Natal com pratos de dois andares com frutas
Decorar a mesa com frutas é uma opção bonita e barata - Isabela Azevedo

Além de servirem de sobremesa, as frutas ajudam a compor a decoração natalina. Para acomodá-las em um local de destaque na mesa, Isabela usou uma peça chamada bailarina, com dois andares (o que nos leva para a próxima dica).

Crie diferentes alturas

A mesa ganha outro visual quando os pratos estão em diferentes níveis. Mas nem sempre vale a pena comprar uma peça mais alta, como um prato de bolo, que vai ser usado poucas vezes no ano. Por isso, uma dica para criar o mesmo efeito é virar uma tigela de cabeça para baixo e apoiar um prato raso sobre ela.

Use uma toalha colorida ou xadrez

Decoração de mesa de Natal com toalha xadrez, velhas e pinhas
Decoração de mesa de Natal com toalha xadrez, velhas e pinhas - Isabela Azevedo

Se você não tem muitos enfeites para colocar na mesa, escolher uma toalha diferente já é suficiente deixá-la com uma cara mais festiva. Nessa decoração mais rústica, Isabela optou por um tecido xadrez. Para dispor as comidas, usou tábuas de madeira e recipientes transparentes. Assim, a decoração não ficou pesada.

Na galeria abaixo, veja mais opções de mesas decoradas por Isabela Azevedo para se inspirar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.