Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz

Veja ideias para decorar uma varanda pequena

Conheça dicas para aproveitar bem o espaço e deixá-lo aconchegante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O desejo de ter uma varanda no apartamento, ainda que pequena, ficou maior depois da pandemia, com a impossibilidade de sair de casa. Mas nem sempre essa área é bem aproveitada.

Mesmo em uma varanda menor, é possível, por exemplo, criar um ambiente de relaxamento ou um lugar para receber os amigos. A seguir, veja ideias do arquiteto Bruno Moraes para decorar o espaço.

Transformar uma varanda pequena em gourmet

Varanda pequena com pia, churrasqueira elétrica e dois bancos
Para transformar essa varanda pequena em gourmet, o arquiteto Bruno Moraes puxou um ponto hidráulico e colocou uma churrasqueira elétrica - Luís Gomes/Divulgação

A varanda desse apartamento de 49 m² não era gourmet, mas a moradora queria ter um espaço para receber amigos e fazer churrasco. Como não era possível instalar uma churrasqueira a carvão ou a gás, o arquiteto optou pelo modelo elétrico.

Também foi preciso puxar um ponto hidráulico da cozinha até a pia. Nesse caso, como a parede é estrutural, não foi possível quebrá-la. Então, a solução foi passar a tubulação por dentro da marcenaria.

Para acomodar os convidados, o arquiteto escolheu um banco mais fino, que pode ser mudado de lugar conforme a necessidade, e outro banco fixo, encostado à parede e com cordas nas laterais, simulando um balanço. Com isso, o centro do espaço ficou livre para a circulação. "Uma dica boa quando você tem uma varanda pequena é explorar os cantos", diz Bruno Moraes.

Nesse projeto, o arquiteto instalou um novo revestimento na parede. Mas ele alerta que, antes de fazer isso, é necessário ter a aprovação do condomínio. Há prédios em que, por exemplo, trocar a cor da parede da varanda é considerado alteração de fachada. E, aí, o morador pode ser obrigado a desfazer a mudança.

Se não for possível trocar o revestimento, uma alternativa é colocar um painel de marcenaria, que não é permanente. Mas, de qualquer forma, é preciso entender se isso é permitido pelo condomínio. Consulte o síndico também antes de fazer qualquer mudança na iluminação da varanda.

Ampliar a sala

Sala com sofá, proltrona e estante com nichos de madeira
Aqui, a varanda serviu para aumentar a sala; o projeto é do arquiteto Bruno Moraes - Divulgação

Esse apartamento fica no mesmo prédio e tem a mesma planta que o imóvel mostrado acima. Mas, nesse caso, o arquiteto escolheu usar a varanda para ampliar a sala. Para isso, utilizou estratégias para dar a impressão de continuidade, como instalar o mesmo piso em todo o espaço.

O pilar que separa os dois ambientes, por exemplo, ficou escondido pela estante, que começa na sala e se estende até a varanda. No lado esquerdo, ele também disfarçou a separação dos espaços fazendo uma parede falsa de tijolos com um nicho para acomodar um quadro. "É justamente para as pessoas não perceberem o que é varanda e o que é sala. Agora, tudo é sala", diz.

Esconder o ar-condicionado

Varanda com móvel para esconder o ar-condicionado e banco com baú
Varanda com móvel para esconder o ar-condicionado e banco com baú - Guilherme Pucci/Divulgação

Nessa varanda, o arquiteto revestiu a máquina do ar-condicionado com uma caixa de vidro, deixando uma abertura para o lado externo, para que o ar quente seja liberado para fora e não esquente o ambiente. Então, ele escondeu a estrutura com marcenaria, o que criou também um espaço de apoio para vasos de plantas.

O banco que fica na frente do móvel tem rodinhas, o que permite que ele seja removido caso seja necessário fazer manutenção no equipamento. Além disso, funciona como baú.

Criar um espaço para relaxar

Varanda com jardim preservado e colchão que se transforma em cama; o projeto é do arquiteto Bruno Moraes
Varanda com jardim preservado e colchão que se transforma em cama - Luís Gomes/Divulgação

Nesse apartamento com varanda integrada, o arquiteto optou por incluir um jardim vertical com plantas preservadas —que passam por um processo químico para garantir a sua durabilidade. Como não estão mais vivas, não exigem nenhum cuidado com rega ou preocupação com luminosidade. É uma boa opção para quem não tem muito espaço para colocar vasos de plantas ou não tem tempo para cuidar delas.

A ideia nesse ambiente foi criar um lugar de relaxamento, com dois colchões, um sobre o outro, que podem servir de apoio para quem está sentado no banco ou como cama, quando estão estendidos. Embaixo da almofada de assento do banco, há também espaço de armazenamento.

Veja, na galeria a seguir, mais projetos de varandas do arquiteto Bruno Moraes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.