Descrição de chapéu Deutsche Welle

Eclipse solar total só poderá ser visto de três países e terá duração de quatro minutos

O fenômeno desta segunda-feira não será visível do Brasil, mas poderá ser acompanhado virtualmente ao meio-dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

DW

Em 8 de abril, milhões de pessoas poderão acompanhar o fenômeno em países da América do Norte. Partes do Canadá, EUA e México ficarão subitamente escuras como a noite por alguns minutos por volta das 15h, no horário de Brasília.

O motivo é o eclipse solar total que atravessará o continente, começando no México e terminando no Canadá, passando por vários estados dos Estados Unidos. Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, o caminho pelo qual o eclipse percorrerá e poderá ser visto tem cerca de 185 quilômetros de largura.

Mulher usa óculos especiais para observar o eclipse solar no México
Mulher usa óculos especiais para observar o eclipse solar no México - Henry Romero/REUTERS

Para as milhões de pessoas que vivem no trajeto do eclipse, a luz do sol será bloqueada temporariamente, causando um estado de escuridão momentânea durante o dia.

Quem perder este eclipse solar total terá que esperar até o ano de 2045, quando está previsto o próximo para a América do Norte.

Os brasileiros não poderão assistir ao eclipse de 8 de abril, mas o fenômeno será transmitido, ao vivo, pelos canais oficiais da Nasa.

O que acontece durante um eclipse solar?

Quando a Lua passa diretamente entre a Terra e o Sol, ela bloqueia parte da luz solar que chega à Terra e projeta uma sombra sobre sua superfície. Esse evento é chamado de eclipse solar.

O fenômeno acontece da mesma forma quando uma palma da mão é utilizada para fazer sombra no rosto e bloquear a luz solar —mas em uma escala cósmica muito maior.

Durante um eclipse, os observadores podem notar estranhas sombras em forma de meia-lua no chão, queda repentina da temperatura e até um comportamento atípico entre pássaros e animais.

Como assistir a um eclipse solar?

Não é seguro olhar diretamente para o Sol sem proteção ocular especializada para visualização solar, seja no caso de um eclipse ou não. A radiação direta do astro pode danificar a retina.

Olhar para o Sol por meio das lentes de uma câmera, binóculos ou telescópio sem um filtro solar especial também pode causar instantaneamente lesões oculares graves.

Recomenda-se que os observadores usem óculos de eclipse ou óculos com filtros solares para assistir ao evento. Óculos que têm o código ISO 12312-2, da Organização Internacional de Normalização, na parte interna são os mais seguros para o uso.

O eclipse solar é perigoso?

Um eclipse solar é simplesmente a Lua bloqueando a visão do Sol –o astro apenas causa uma sombra e não introduz nenhuma nova radiação prejudicial.

O brilho estranho em forma de anel que se vê vindo do Sol durante um eclipse é a luz normal da estrela.

Portanto, diferentemente do que dizem algumas lendas urbanas, o eclipse solar não é perigoso. Comidas não estragam durante o fenômeno e mulheres grávidas também não são prejudicadas.

É fácil observar um eclipse solar?

Embora os eclipses solares totais ocorram praticamente a cada um ano e meio ou dois, muitos deles passam por áreas remotas, o que dificulta sua observação.

O eclipse de 2024 passará por várias cidades importantes dos Estados Unidos, como Dallas, Little Rock, Indianápolis, Cleveland, Buffalo e Burlington.

A duração da observação do eclipse, no entanto, depende do local de onde ele será visto. De acordo com a Nasa, é provável que seja visível por cerca de quatro minutos nos diferentes locais.

Se o tempo estiver bom o suficiente, a coroa solar –a camada externa da atmosfera do astro– poderá ser vista da Terra durante o evento.

No entanto, pode haver mau tempo –há uma previsão para nuvens em 8 de abril— e obscurecer a visão do fenômeno.

É esperado ainda que algumas partes de Nova York, Vermont, Maine e Quebec tenham mais sorte com uma visão mais clara do que as regiões do sul dos Estados Unidos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.