Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa
Descrição de chapéu Todas desigualdade de gênero

Coisa de mulherzinha

Me pergunto até quando o feminino será sinônimo de ofensa e gênero de risco no país?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março.

No chamado "mês da mulher", ao menos 5.580 de nós foram estupradas no Brasil – levando em consideração a média nacional de um crime a cada oito minutos, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública referentes a 2023.

Movimentos sociais em ato pelo Dia das Mulheres na avenida Paulista - Bruno Santos - 8.mar.24/Folhapress

Estima-se que outras 124 mulheres (negras, na maioria) foram vítimas de feminicídio, crime de homicídio praticado em razão do gênero feminino e em decorrência da violência doméstica e familiar ou do mero menosprezo à condição da mulher – dados do Ministério da Justiça e da Segurança. Mas o Monitor de Feminicídios no Brasil (MFB), elaborado à base de notícias digitais veiculadas na internet, indica situação pior.

Ainda assim, perdi as contas do número de vezes que ouvi dizer "isso é coisa de mulherzinha" nos últimos 30 dias. Falas representam crenças que orientam como as pessoas se comportam. E "coisa de mulherzinha" é expressão carregada de estigmas e costuma ser proferida como ofensa, sinal de fraqueza.

Os valores que reproduzimos refletem uma sociedade machista e patriarcal, na qual homens estão no controle. Isso implica múltiplas formas de violência contra as mulheres. "Eles" são maioria entre as autoridades máximas em cargos de decisão, têm o "poder da caneta", e não se constrangem em colocar obstáculos no caminho "Delas".

Sob a falsa alegação de que gênero é questão "irrelevante", por exemplo, "Eles" travam a carreira "Delas". "A humanidade é masculina, e o homem define a mulher não em si, mas relativamente a Ele; ela não é considerada um ser autônomo", resumiu a filósofa Simone de Beauvoir.

Por esses dias, soube que "coisa de mulherzinha" segue sendo o pior insulto que um menino pode sofrer quando está nas séries iniciais do ensino fundamental. Me pergunto até quando o feminino será sinônimo de ofensa e gênero de risco no país.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.