Antonio Prata

Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Prata

Na manifestação

Quando a turma de amarelo vai às ruas defender a democracia liberal?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ilustração de Adams para coluna do Antonio Prata de 27 de junho de 2021.Nela uma mão negra levantada com os de fechados, um lenço vermelho amarrado.

Adams Carvalho

“As pessoas não deviam vir de vermelho”, reclamo. Meu amigo Ricardo protesta. “Cara, foi a esquerda que convocou a passeata, organizou tudo, agora eles têm que fingir que não são de esquerda?". “O Bolsonaro teve 55% dos votos e o Haddad, 45%. Se a gente falar só com os 45%, o assassino leva de novo. A turma de amarelo olha as passeatas contra Bolsonaro, vê tanto vermelho e acha que vir é dar apoio ao Lula.” “Bom, quando vieram pedir o impeachment da Dilma e tinha carro de som exigindo golpe militar e a volta do AI-5, eles não estavam tão preocupados com esse tipo de ruído.” “Mano, o discurso revanchista não vai ajudar. A gente tem que ser pragmático. Tem que deixar claro que uma coisa é protestar contra o assassino em série, outra coisa são as eleições de 22.” “Concordo. É por isso que o Lula não veio. O PT não tá organizando essa passeata e boa parte da esquerda que tá aqui tem sérias críticas aos governos petistas. Essa passeata é contra o Bolsonaro, a escalada autoritária, o vandalismo governamental na pandemia. Se a turma de amarelo não topa marchar ao lado de qualquer democrata que se oponha ao governo, não vai rolar frente ampla.” “Você tem toda razão. Mas agora não é hora de ter razão, é hora de evitar uma ditadura. Como fazer com que os próximos protestos não sejam só da esquerda?”. “Simples. Basta o MBL e o Novo e os ditos liberais aparecerem. Se diante das centenas de milhares de mortos na conta do Bolsonaro, da devastação da Amazônia e da demolição do Estado de Direito a direita ficasse tão indignada como ficou com a corrupção do PT, essa avenida seria predominantemente verde amarela. A esquerda tá nas cordas desde 2015, o Lula tava preso e essa direita que se diz democrática não conseguiu criar uma única voz, um único líder, uma única manifestação contra a demolição bolsonarista. Aí a esquerda se reorganiza, faz as primeiras passeatas importantes contra o Bolsonaro e eles vão ficar quietos por medo do Lula em 22?”. “Eles tão tentando criar uma ‘terceira via’, pra daí ir pras ruas”. “Isso é uma piada! Não surge um candidato da ‘terceira via’ porque não existe no Brasil esse extrato da sociedade: empresários, investidores e uma classe média liberal e democrata. Um capitalismo a la Gengis Khan evidentemente não produziu capitalistas a la Warren Buffet. A elite brasileira é liberal só até a segunda página. O que havia de possibilidade de uma social democracia, como o PSDB, resolveu se suicidar apoiando milícias políticas para derrubar a Dilma e foi exterminada por ela. Os membros do PIB brasileiro dispostos a defender o estado de direito não enchem uma Kombi. Tem os Moreira Salles, os Bracher, a Neca Setúbal, o Armínio Fraga, os caras da Natura, a Magalu, mais quem?”.

Sobe ao carro de som Douglas Belchior, membro da Coalizão Negra por Direitos, uma das entidades articuladoras das manifestações. Fala sobre o massacre dos jovens negros na periferia, a prevalência dos negros entre os mortos por Covid, o desemprego e a fome plantados pelo vírus e adubados pelos dejetos bolsonaristas. Chama a multidão à construção de uma outra democracia, pós-Bolsonaro, um pacto antirracista que inclua os negros e dê oportunidades iguais a todos.

Ricardo me pergunta: “É esse o tipo de discurso que os amarelos temem endossar? Se a chamada ‘terceira via’ não vai à rua defender esses direitos básicos das democracias liberais, ao lado de quem quer que seja, então não é terceira via porcaria nenhuma, é só a velha direita brasileira preocupada em não sair muito mal no Instagram enquanto o Brasil pega fogo”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.