Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Supremo deixa porta aberta para analisar mensagens da Lava Jato

Decisão de Fux sai em momento de reação corporativista do tribunal à força-tarefa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luiz Fux deixou uma porta aberta ao vetar a destruição das mensagens encontradas com o hacker de Araraquara. No pé da quinta página da decisão, o ministro insinuou que o Supremo poderia tratar aquelas conversas privadas como provas legais —incluindo os bate-papos da força-tarefa da Lava Jato.

“A formação do convencimento do plenário desta corte quanto à licitude dos meios para obtenção desses elementos de prova exige a adequada valoração de seu conjunto”, anotou.

Ministro Luiz Fux em sessão no plenário do STF - Pedro Ladeira/Folhapress

​Fux entende que as mensagens foram copiadas ilegalmente, mas indica, em bom português, que o STF deve analisar o material para decidir se ele terá validade em algum processo. No acervo do hacker, as únicas mensagens conhecidas até agora são aquelas que levantaram questionamentos sobre a atuação de procuradores e do ex-juiz Sergio Moro.

Não se sabe se Fux se convenceu antes ou depois de saber que Deltan Dallagnol e seus colegas andavam interessados em bisbilhotar ilegalmente as finanças do presidente do tribunal, Dias Toffoli, como revelaram a Folha e o site The Intercept. O fato é que a notícia alimentou o corporativismo dos ministros e fortaleceu a ala que prega uma reação interna a excessos da Lava Jato.

O ministro Marco Aurélio Mello disse que o movimento de Dallagnol era “inconcebível”. Obrigado a destacar o óbvio, ele lembrou que a lei estabelece que “apenas o procurador-geral da República pode investigar os ministros do Supremo”.

Desde que os diálogos da Lava Jato começaram a ser divulgados, integrantes do tribunal divergem sobre a possibilidade de usar essas mensagens como provas para anular processos ou aplicar punições por abusos. Agora, a corte deixa que essa espada paire sobre Curitiba.

A rota de colisão entre o STF e a Lava Jato está desenhada há tempos. Não surpreende que o tribunal tenha pisado no acelerador depois de se ver como alvo. A percepção de que o tribunal busca uma blindagem deve provocar novas reações, mas, agora, este é um caminho sem volta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.