Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu Folhajus Congresso Nacional

Investida do Congresso contra STF tem o mau cheiro de uma disputa de poder

Pacote foi contaminado por briga pelo comando do Senado e pelo temor de uma aliança entre o tribunal e Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ideia de restringir a atuação de ministros do STF está longe de ser um tabu. O tribunal deu um passo nessa direção no ano passado, quando estabeleceu prazos para pedidos de vista e decisões individuais. Em 42 segundos, o Senado conseguiu impregnar uma discussão limpa com um mau cheiro inconfundível.

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou em votação relâmpago uma proposta para limitar decisões monocráticas e determinar que pedidos de vista não podem ser feitos por um único ministro. Os parlamentares tiveram pressa porque estão mais interessados em passar recados do que em aprimorar o tribunal.

O atropelo se soma a investidas que propõem mandatos para integrantes do Supremo e a possibilidade de revisão das decisões da corte. A maneira como o pacote foi embrulhado reflete uma disputa de poder contaminada por interesses diversos.

O primeiro passo foi dado por Rodrigo Pacheco em sua campanha à reeleição. Para conquistar o apoio de bolsonaristas furiosos com o STF, o presidente do Senado se comprometeu a discutir limites para o tribunal.

0
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em abril de 2023 - Pedro Ladeira/Folhapress

O mesmo cálculo foi feito por Davi Alcolumbre, presidente da CCJ e candidato à sucessão de Pacheco. O senador abraçou a pauta e comandou a votação a jato na comissão para desidratar uma candidatura oposicionista ao controle da Casa em 2025.

A direita populista agarrou a oportunidade, mas a cólera desse grupo e os projetos individuais de Pacheco e Alcolumbre não são os únicos elementos da briga. O corporativismo une muitos cardeais do Congresso que se sentem rebaixados pelo poder exercido pelo STF e temem ficar isolados diante de uma potencial aliança entre o tribunal e Lula.

Não é discreto o incômodo na Câmara e no Senado com o que é visto como uma dobradinha entre o Palácio do Planalto e o Supremo. Alguns desses parlamentares apontam que perderam influência para Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes até mesmo em discussões como a escolha do próximo procurador-geral e do novo ministro do STF.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.