Claudio Bernardes

Engenheiro civil e vice-presidente do Secovi-SP, A Casa do Mercado Imobiliário

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudio Bernardes

Efeitos da legislação urbana na cidade que todos queremos

Políticas de uso e ocupação do solo e diretrizes de desenvolvimento estão conectados à qualidade de vida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Legislação urbana de qualidade proporciona previsibilidade e ordem no desenvolvimento urbano a partir de uma ampla gama de perspectivas, incluindo espaço, sociedade, economia e meio ambiente. Certamente, fatores que contribuem para atração de investimentos, forte desempenho econômico e geração de riqueza.

Entretanto, a cidade que todos querem deve primordialmente ter qualidade de vida e, para tanto, tem de desenvolver uma série de atributos importantes.

Pessoas se exercitam no lado de fora do Parque do Ibirapuera, em São Paulo - Adriano Vizoni -30.mar.21/Folhapress

Ela precisa ser socialmente inclusiva, acessível, economicamente vibrante regenerativa e resiliente, segura, estruturada para pedestres e ciclistas, constituída por um sistema de mobilidade eficiente e com políticas setoriais de habitação, mobilidade, economia, biodiversidade, energia e saneamento, que estejam associadas e conectadas à uma estrutura territorial coerente e abrangente.

Todos esses aspectos, que originam de alguma forma a qualidade de vida, estão vinculados diretamente ao ambiente construído que, por sua vez, é definido por políticas de uso e ocupação do solo e por diretrizes de desenvolvimento. Esses fatores são determinados pela legislação urbanística. Portanto, legislação urbanística e qualidade de vida estão intrinsecamente conectadas.

O planejamento urbano tem início numa visão de cidade que passa por um processo de regramento e termina com a entrega física dos modelos propostos, o que, obviamente, deixa marcas no tecido urbano.

A visão de cidade equivocada, ou com regramento inadequado, seguramente deixará marcas não desejáveis na cidade. Por outro lado, a visão correta de desenvolvimento urbano, associada à uma legislação que reflita os objetivos do planejamento, certamente induzirá o crescimento da cidade para a direção desejada e para a cidade que todos nós queremos.

Essa cidade para todos é aquela na qual as pessoas vivam com segurança e morem em uma habitação digna. Uma cidade onde os cidadãos se movimentem com facilidade e conforto para desempenhar suas atividades diárias, e tenham a possibilidade de ganhar seu sustento num ambiente de desenvolvimento econômico pujante, com oportunidades de emprego e facilidades para empreender.

Cidade onde as pessoas possam educar seus filhos em escolas com ensino de qualidade, e que tenham acesso à saúde em padrões minimamente aceitáveis. Tenham acesso ao lazer e contato com a natureza nas áreas urbanas em um ambiente livre de poluição.

Contudo, será que a legislação urbana pode proporcionar aos habitantes das cidades tudo isso?

Seguramente, a estruturação e a implantação da cidade que todos queremos não dependem somente da legislação. Modelos de governança adequados, com geração de recursos e investimentos em infraestrutura física e social, são requisitos essenciais para que se alcancem esses objetivos.

Entretanto, nem sempre estão disponíveis todos os recursos necessários para implantação de toda infraestrutura necessária em todas as regiões da cidade, e a otimização desse investimento torna-se extremamente importante.

Otimizar os investimentos na cidade significa induzir o crescimento para as regiões mais adequadas, de acordo com a visão de cidade escolhida, e estruturar modelos para utilizar todo o potencial da infraestrutura instalada. Dessa forma, sem dúvida, a legislação urbana pode e deve ter papel relevante nesse processo.

Legislação urbana adequada pode não só induzir o desenvolvimento da cidade que todos queremos, mas se tornar o pilar da justa distribuição dos benefícios da cidade a todos os seus habitantes, transformando-se em um aliado importante na luta pela inclusão social.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.