Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi

Desbota o arco-íris de Mandela

Apartheid acabou, mas desigualdade permanece

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Era abril de 1994. Nelson Mandela dava a habitual entrevista coletiva de um vencedor, após o pleito que poria fim a três séculos de apartheid na África do Sul.

Perguntei a ele como faria para tentar conter a natural tendência da maioria negra de sair logo em busca dos bens que lhes haviam sido negados durante o longo período de marginalização.

mulher sai de trás de cabine de votação
Mulher vota nas eleições presidenciais e regionais em Langa, próximo à Cidade do Cabo, na África do Sul - Sumaya Hisham/Reuters

Com aquele jeito e voz de vovô amável, Mandela respondeu que imaginava que, assim que a primeira casa, por exemplo, fosse entregue a uma família negra, as demais famílias negras saberiam que seriam as próximas contempladas e esperariam em paz.

Acertou. Nos 25 anos que se seguiram, a África do Sul multirracial foi um raro país da África subsaariana que não mergulhou, após a independência, em guerras tribais, em conflitos com outras nações ou em uma ditadura sangrenta.

Esse modelo de paciência e tolerância parece, no entanto, estar se esgarçando. 

À falta de resultados até a hora em que escrevo, a campanha para a eleição desta quarta-feira (8) exibiu um desencanto que descolore a chamada nação arco-íris.

Não que possa perder o ANC (Congresso Nacional Africano, o partido de Mandela, no poder nestes 25 anos de democracia multirracial). É o único partido com bases fincadas em todo o país e que ainda carrega o manto de ter sido o catalisador da luta pela liberdade.

Mas a estrela em ascensão na política sul-africana, Julius Malema, 38 anos, tem o discurso oposto ao de Mandela há 25 anos. 

 

No comício de encerramento de sua campanha, Malema disse o seguinte: “Brancos, saibam que tudo o que nós queremos é um lugar à mesa para comer com vocês. Se vocês não querem que nós nos sentemos a seu lado, não teremos outra solução que não seja destruir a mesa”.

Malema, dissidente do ANC, lidera o EFF (sigla em inglês para Lutadores da Liberdade Econômica, nome que sugere liberalismo mas é um partido de esquerda).

O discurso de Malema é tremendamente facilitado pelo fato de que os negros não conseguiram, nos 25 anos pós-apartheid, sentar-se à mesa dos brancos. 

Como mostraram os belos textos de Fábio ZaniniFernando Canzian nesta Folha de quarta, permanecem marginalizados.

As estatísticas são eloquentes a respeito: os 10% mais ricos ficam com 71% da riqueza nacional, deixando 7% para os 60% mais pobres.

Até no Brasil, de obscena desigualdade, a distância é menor: os 10% mais ricos abocanham 55% da riqueza, deixado 11% para os 50% mais pobres. 

O número de famílias em situação de pobreza (renda inferior ao equivalente a R$ 308 por mês) é de 0,8% entre os brancos, mas salta para 46% entre os negros.

Outro sintoma de que o arco-íris está desbotando aparece em artigo da jovem filósofa Gugu Resha (Instituto Sul-Africano de Assuntos Internacionais): “Os jovens não são imunes ao declínio geral na percepção sobre a política e sobre a eficácia do processo eleitoral para entregar serviços e outros bens políticos”.

Cyril Ramaphosa, o presidente que tende a ser reeleito, admitiu, em comício há 15 dias, que “o Estado foi corrompido, e antes dele, o CNA foi corrompido”. Por isso, promete, se de fato for reeleito, tocar um projeto de renovação. 

Objetivo óbvio: sentar mais negros à mesa dos ricos e da classe média, mas sem quebrá-la.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.