Dan Ariely

Professor de economia comportamental e psicologia na Universidade Duke (EUA), autor de “Previsivelmente Irracional”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Dan Ariely

Ask Ariely: Sobre planos na pandemia, aniversários em décadas e acordos sobre valoração

Fazer planos é importante: dá-nos algo para esperar, o que é útil e importante por si só

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login


Querido Dan,

Os feriados de final de ano estão chegando, mas eu tenho hesitado em fazer planos para visitar a família ou organizar uma festa. A situação causada pela Covid-19 significa que qualquer plano que eu fizer provavelmente mudará ou fracassará, e eu posso acabar realmente frustrada. Estou certo de que é melhor esperar para ver o que acontece mais perto do da data?

—Maggie

É perfeitamente compreensível que você esteja receosa de fazer planos. Muitas das coisas que esperávamos em 2020 foram interrompidas pela pandemia, deixando-nos com uma longa lista de decepções. No entanto, fazer planos é importante: dá-nos algo para esperar, o que é útil e importante por si só. Em vez de não planejar, o que acha de você fazer planos considerando as restrições já conhecidas?
Por exemplo, você pode convidar um pequeno grupo de pessoas para uma festa ao ar livre e dizer que se o tempo estiver muito frio ou as pessoas não estiverem bem, você arranjará uma maneira de doar a comida aos necessitados. Podemos acabar não tendo a festa que esperávamos este ano, mas em geral as pessoas lidam com muito mais facilidade com mudanças de planos do que com incertezas sobre o futuro.

___________________________________________________

Reunião de família no Parque do Carmo, na zona leste da capital - Rivaldo Gomes/Folhapress

Querido Dan,

Estou prestes a fazer 60 anos e percebi que ultimamente tenho feito coisas que não condizem com a minha personalidade. No mês passado, até me inscrevi para uma corrida de 5 km, embora nunca tenha sido um corredor. Você acha que isso pode ser algum tipo de mecanismo de fuga para que eu não tenha que pensar na idade que está chegando?

—Bryan

Nós envelhecemos a cada dia, mas alguns aniversários têm mais peso do que outros. Os pesquisadores descobriram que, no início de uma nova década de vida, as pessoas tendem a buscar novas fontes de significado. Freqüentemente, isso significa assumir novos desafios ou fazer outras coisas que quebram seu padrão normal de vida, como ter um caso extraconjugal. Portanto, considerando todas as possibilidades, participar de uma corrida de 5 km parece uma das maneiras mais positivas de lidar com os seus 60 anos.
___________________________________________________

Querido Dan,

Quando meus pais morreram, eles deixaram sua casa para mim e meus irmãos. Eu realmente gostaria de morar nessa casa e ofereci para pagar meu irmão e minha irmã pela parte deles. Recebemos avaliações do valor da casa de vários corretores imobiliários, mas cada um deu estimativas diferentes. Por esse motivo, e eu e meus irmãos não estamos conseguindo chegar a um acordo sobre quanto a casa realmente vale. Você tem alguma ideia sobre como resolver a situação?

—David

O problema aqui é que os corretores imobiliários costumam se enganar ao definir o preço de uma casa, então você e seus irmãos não sabem ao certo em qual estimativa confiar. Portanto, deixe o mercado determinar o valor da casa. Coloque-a no mercado por um período definido, como três meses, e veja qual é a melhor oferta que você recebe. Após isso, você poderá decidir se quer vender a casa ou pagar aos seus irmãos o equivalente a parte deles considerando esse valor. Com esse método, ninguém sentirá que foi enganado na parte que lhe é devida.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.