Gelo e gim

Coluna é assinada pelo jornalista e tradutor Daniel de Mesquita Benevides.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gelo e gim

Uma corrida pelos pubs, de Isaac Newton a 'Vampiros de Almas'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sir Isaac Newton acreditava que a cauda do cometa tinha o poder de semear vida na Terra. Desprezava as mulheres e, ao que tudo indica, o sexo, o que explica em parte sua concepção. Chegava a crer que a menstruação das prostitutas carregava propriedades maléficas, como lembra Christopher Hitchens.

Apesar desse lado escuro da força, foi um gigante. Entre suas descobertas está a decomposição da luz branca em sete cores, as quais, num lance poético, associava às sete notas musicais e aos sete planetas então conhecidos. Era a elegância da harmonia pitagórica.

Alcoholic Cider and Beer Black Velvet - Brent Hofacker/adobe stock

A história da maçã é discutida. Vale como lenda. O pai da mecânica clássica pode bem ter tido seu famoso insight ao derrubar cerveja numa taverna, que ele frequentava disfarçado, como fiscal da Casa da Moeda.

Era o que se bebia na sua época, entre os séculos 17 e começo do 18, quando a água e o leite, a 200 anos de Pasteur, viviam contaminados. O processo de preparação da cerveja matava os microorganismos indesejados. Adepto da alquimia, é possível que Newton tomasse até poções mais aventurosas.

A fictícia Newton Haven (refúgio de Newton), cidadezinha na Inglaterra, é um paraíso de pubs. É onde se passa o filme "Heróis de Ressaca", da Netflix, escrito e estrelado por Simon Pegg, o Scotty de "Jornada nas Estrelas". Uma de suas atrações é a Golden Mile, um tour etílico —ou "pub crawl"— pelos 12 estabelecimentos locais.

Mas ninguém é quem aparenta ser. Alienígenas invadiram os corpos dos habitantes. Com ares superiores, querem consertar nossa bagunça. Têm sangue azul. Não seriam mais os comunistas da Guerra Fria, alvo simbólico de filmes do tipo, como o clássico "Vampiros de Almas" (1956), mas aristocratas do cosmos. Para confundir um pouco, suas cabeças, braços e pernas se destacam facilmente do tronco. Robôs?

Retrato do físico britânico Isaac Newton
Retrato do físico britânico Isaac Newton - Reprodução

Tudo começa num fim de tarde de 1990: ao se formarem na escola, cinco amigos decidem comemorar bebendo uma pint em cada pub da cidade.

A pint tradicional, inglesa, é uma caneca ou copo grande com cerca de 570 ml de cerveja, que pode ser ale, stout, porter ou larger, nem sempre gelada. Ou seja, se chegassem ao fim do púbere pub crawl, estariam engatinhando sob o efeito de quase sete litros de cerveja, fora os shots eventuais de uísque.

A missão ganha ares hercúleos (12 trabalhos?). Além de beber os sete litros, e ficar com a cabeça girando como um satélite e o corpo cedendo à lei da gravidade, terão de enfrentar os cada vez menos compreensivos aliens. A cada ação corresponderá uma reação oposta, extraterrena.

Dana Wynter e Kevin McCarthy em cena do filme 'Vampiros de Almas' (1956), de Don Siegel
Dana Wynter e Kevin McCarthy em cena do filme 'Vampiros de Almas' (1956), de Don Siegel - Reprodução/Silver Screen Collection/Getty Images

A trilha é o britpop dos 1990, que inclui Primal Scream e Soup Dragons (e seu hino "I'm free"). As mesas, cadeiras, copos e garrafas dos pubs vão para o espaço entre sopapos e membros arrancados. Cerveja, uísque e sangue azul se misturam no terror intergaláctico. Amadores naquela corrida de obstáculos, em que o fígado é quem pula e corre, fracassam às portas do último salão das torneiras de pressão: o World's End, ou fim do mundo. A derrota não sai da cabeça de Gary King (Pegg), o porra-louca do grupo. Vinte anos depois, ele convence os outros, agora burgueses receosos e responsáveis, a tentar de novo.

Se visse o filme, Newton talvez dissesse o mesmo que disse em outra ocasião: "Posso calcular o movimento dos corpos celestes, mas não a loucura das pessoas".

Black and Tan

  • Meia pint de cerveja British pale ale
  • Meia pint de cerveja Guinness stout

Despeje a pale ale num copo gelado e complete com a stout.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.