David Wiswell

Escritor, roteirista e comediante americano

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

David Wiswell
Descrição de chapéu
David Wiswell

Elon Musk e o absolutismo da liberdade de expressão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando o autodenominado "absolutista da liberdade de expressão" Elon Musk comprou o Twitter e mudou seu nome para X, ele se tornou um "X-man" completo, com poderes típicos dos X-Men, como tornar invisíveis US$ 22 bilhões em valor de ações. Desde a aquisição, Musk fez várias mudanças regulatórias controversas, que ele chama de pró-liberdade de expressão, fazendo com que os anunciantes abandonassem a plataforma em massa e o valor do X fosse reduzido em 60%. Musk acaba de oferecer sua própria explicação: a Liga Antidifamação (ADL) relatou um aumento do ódio direcionado ao X e pediu um boicote dos anunciantes.

Elon Musk, CEO da Tesla e X, fala com repórteres ao sair do Fórum de Inteligência Artificial no Edifício do Senado em Capitol Hill, em 13 de setembro de 2023, em Washington, DC
Elon Musk, CEO da Tesla e X, fala com repórteres ao sair do Fórum de Inteligência Artificial no Edifício do Senado em Capitol Hill, em 13 de setembro de 2023, em Washington, DC - Nathan Howard - 13.set.23/Getty Images via AFP

A reação de Musk é típica de todos os mártires da liberdade de expressão da história: ameaçou processar a ADL por dizer isso. Isto surge na sequência de um processo que Musk lançou no mês passado contra outra organização antiódio, a CCDH, que teve conclusões semelhantes sobre sua plataforma. Isso me fez pensar se, quando Musk se autodenominava um "absolutista" da liberdade de expressão, por "absoluto" ele se referia à marca de vodca.

Musk refuta a ideia de que ele aprova o ódio no X. Deixando de lado o fato de que vários grupos antiódio estão tirando a mesma conclusão baseada em dados, e a forte moderação e cortes regulatórios de Musk, há muitos exemplos flagrantes, embora anedóticos, de sua tolerância em relação ao ódio. Quando o X reintegrou Kanye West, após sua fusão antissemita, incluindo postagens carregadas de suásticas e tuítes como "...Vou matar o povo judeu…", Musk tuitou para ele: "Bem-vindo de volta ao Twitter, meu amigo!". Literalmente acolhendo o ódio no X. É como fazer biscoitos para Hitler. Claro, os biscoitos não são racistas, mas passam uma mensagem simbólica sobre a padaria. O símbolo, neste caso… é uma suástica.

Musk enquadrou sua propriedade do X como uma luta pela liberdade de expressão e a democracia e uma "batalha pelo futuro da civilização". Certos defensores da liberdade de expressão dizem que parte da censura no Twitter antes de Musk potencialmente causou um certo ódio. Eles sentem que o banimento em massa de muitos usuários de extrema-direita pela administração anterior do Twitter os forçou a migrar para outras plataformas, onde, cercados apenas por pensadores semelhantes, essas ideias se reproduziam no escuro como um fungo. Na verdade, muitos usaram diretamente esses aplicativos para se organizarem para a insurreição de 6 de janeiro de 2021 nos Estados Unidos. É esse o pensamento de Musk? Estará ele criando um mercado de ideias blindado, construído com base na noção de que a luz solar é o melhor desinfetante para preservar a democracia? Muitos especialistas dizem que não.

A dedicação de Musk à liberdade de expressão foi testada quando ele concordou com o pedido do presidente turco Erdogan para censurar os tuítes de seus críticos durante a sua disputada eleição presidencial em maio. Alguns acham que a restrição da liberdade de expressão para afetar um resultado democrático é uma forma estranha de promover a liberdade de expressão e a democracia. É como apagar um incêndio com gasolina ou um absolutista da liberdade de expressão processar um grupo antiódio por… falar.

Outro teste surge quando o governo saudita acaba de aplicar a pena de morte a um homem por retuitar críticas contra ele. Alguns dizem que o silêncio de Musk sobre o assunto, apesar de ser uma abominação de seus princípios decorrentes diretamente do uso de sua plataforma, é porque eles estão entre os principais investidores do X.

Musk também construiu uma reputação empresarial inescrupulosa e manipuladora, tendo sido acusado de tuitar estrategicamente para afetar os mercados e suas transações, de desregular seu serviço de internet para interferir nas forças armadas ucranianas e de fazer afirmações fraudulentas sobre as capacidades da Tesla. Embora eu seja um defensor da liberdade de expressão, no final das contas, tudo isso torna a liberdade de expressão de Musk tão difícil de engolir quanto a vodca.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.