Deborah Bizarria

Economista pela UFPE, estudou economia comportamental na Warwick University (Reino Unido); evangélica e coordenadora de Políticas Públicas do Livres

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deborah Bizarria

Mentalidade fixa no passado dificulta transição para uma economia de baixo carbono

Aposta repetida no protecionismo mostra dificuldade de políticos se adaptarem e buscarem novas soluções

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na virada do ano, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou medidas para reintroduzir a tributação sobre veículos elétricos e placas fotovoltaicas importados. Apesar de décadas de protecionismo não terem evitado a decadência da indústria, mais uma vez apostam no isolamento comercial. A dificuldade de políticos se adaptarem e buscarem novas soluções têm impacto no desenvolvimento.

Diferentes visões de mundo parecem impactar as atitudes, crenças e ações frente às mudanças climáticas.

Os pesquisadores Lorenzo Duchia, Doug Lombardi, Fred Paas e Sofie Loyens resolveram testar essa hipótese por meio de questionários e exposição dos participantes a textos sobre mudança climática. Os resultados revelam que uma mentalidade de crescimento, caracterizada pela visão do mundo como uma entidade mutável e aprimorável, está associada a uma maior aceitação das mudanças climáticas, crença na sua mitigação e propensão a comportamentos pró-ambientais.

Placas fotovoltaicas instaladas no morro da Babilônia, na zona sul do Rio de Janeiro
Placas fotovoltaicas instaladas no morro da Babilônia, na zona sul do Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli - 05.mai.2023 / Folhapress

Similarmente, quem apresentava mentalidade fixa, ou seja, pessoas que tendem a evitar desafios, desistir facilmente diante de obstáculos, ignorar críticas e feedbacks eram menos sensíveis aos textos sobre questões climáticas e se engajaram menos em atitudes verdes. Na prática, uma visão pré-existente sobre o mundo contribui ou atrapalha na busca e na adesão de novas soluções.

Quando se trata de política industrial, o Brasil sofre um caso grave de mentalidade fixa. Ao passo que assumimos compromissos em prol de uma transição para uma economia de baixo carbono, os incentivos para a indústria automobilística continuam firmes com 3 bilhões em benefícios e os impostos sobre importação de placas solares aumentam.

Se o protecionismo gerasse desenvolvimento e inovação tecnológica, os setores mais protegidos da economia brasileira deveriam ser os que mais crescem em produtividade. Mas, ao contrário, o protecionismo pode comprometer a inovação e a transição para o desenvolvimento de baixo carbono ao desincentivar o acesso a equipamentos de última geração que o Brasil não produz. Esse tipo de medida favorece um restrito grupo de empresas nacionais que já têm sido beneficiadas por programas anteriores sem grandes entregas. Quem paga a conta são as demais empresas e os consumidores.

Na verdade, mercados bem estabelecidos são aliados do desenvolvimento verde. Precisamos de uma mentalidade política que consiga olhar para o passado, ver o que deu errado e seguir em frente com soluções promissoras. Nesse sentido, o esforço do governo deveria ser pela aprovação da regulamentação do Mercado de Carbono a fim de criar incentivos monetários para tecnologias que reduzem emissões ou que consigam capturar o carbono na atmosfera.

Outra medida possível é considerar as externalidades ambientais da geração de energia elétrica; fatores que devem ser refletidos nos preços. Essa medida abrange também a geração distribuída, possibilitando a expansão dinâmica do sistema por meio de fontes renováveis. Essas propostas, além de se alinharem com a necessidade de fomentar práticas econômicas mais sustentáveis, não perpetuam os privilégios a montadoras e o protecionismo ao qual o país tem se submetido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.