Edgard Alves

Jornalista, participou da cobertura de sete Olimpíadas e quatro Pan-Americanos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Edgard Alves

Agenda esportiva top tem opções para todos os gostos

Copa da Rússia polarizou as atenções em todos os cantos do planeta, mas é página virada

A Copa da Rússia polarizou as atenções em todos os cantos do planeta, mas terminou, é página virada. Agora, torcedores e turistas interessados em grandes eventos esportivos internacionais passam a mirar outros alvos. Com sedes já escolhidas, a agenda da próxima década dessas competições está praticamente definida.

Os fãs de futebol, por exemplo, podem começar a sonhar com as emoções das Copas no Qatar-2022 e na América do Norte-2026, que será disputada pela primeira vez simultaneamente em três países (EUA-Canadá-México). Os Jogos Olímpicos estão programados até 2028.

Um grande evento, quando bem organizado, via de regra, ajuda a melhorar a imagem do país-sede. A Rússia e seu presidente, Vladimir Putin, estiveram em evidência com a Copa, que demandou alto investimento. Apenas com leves intercorrências, o evento funcionou, deixando uma boa imagem do país.

Competições de tal porte têm essa característica. O governo local aproveita a chance para mostrar aspectos positivos, de seu interesse, procurando esconder o lado sombrio, negativo. O esporte vira uma face da moeda, enquanto a outra o organizador usa para tratar de propaganda (política, ideológica, econômica, social e de relações internacionais).

Tamanho potencial atrai interessados. Talvez por causa disso, o México, com duas Copas (1970/1986) no seu currículo, e os EUA, com uma (1994), não vacilaram na busca de uma nova oportunidade, aliando-se ao Canadá, em evento que terá 48 seleções, 16 a mais do que no formato vigente, inclusive no Qatar.

A vitória da candidatura deste último país para a próxima Copa, daqui a quatro anos, fugiu um pouco do bom-senso. Não pela reduzida dimensão territorial do Qatar, de cerca de 11.500 km2 --o menor país a receber uma Copa--, mas, em especial, pela suspeita de corrupção no processo de seleção da sede.

Localizado no Golfo Pérsico, com reservas de petróleo e gás natural, o Qatar é forte economicamente, mas está envolvido numa crise diplomática na região.

Além disso, outro grave problema é o clima naquele emirado árabe, quente demais para a prática de futebol. Ao perceber esta falha, a Fifa remendou o equívoco, alterando o período da Copa, que será 21 de novembro a 18 de dezembro durante o inverno no local. Dá para imaginar como o Brasil acompanhará o torneio?

Olimpíadas

Tóquio, a capital do Japão, voltará a bancar em 2020 a organização dos Jogos Olímpicos de verão, depois da experiência de 1964, quando teve a oportunidade para mostrar como o país estava se recuperando da destruição sofrida na Segunda Guerra Mundial. Em 2002, com sucesso, dividiu o Mundial de futebol com a Coreia do Sul.

Em decisão inédita, o Comitê Olímpico Internacional apontou num só lance as sedes de dois Jogos de verão: Paris-2024 e Los Angeles-2028. A entidade, que escolhia uma sede por vez, antecipou a definição também da segunda cidade para não desanimar nenhuma das candidaturas, que concorriam para o evento seguinte ao de Tóquio.

Selou um acordo que deixou todas as partes satisfeitas. Uma mostra de que grande evento, como Olimpíada, não é coisa ruim, pois ambas as eleitas abrigaram a competição duas vezes anteriormente (Paris, em 1900 e 1924; Los Angeles, em 1932 e 1984). Os EUA a promoveram ainda em St.Louis-1904 e em Atlanta-1996. Também aconteceram Copas nos EUA, em 1994, e na França, em 1938 e em 1998.

Por sua vez, a Olimpíada de inverno, que no início deste ano foi realizada em PyeongChang, na Coreia do Sul, terá Pequim, na China, que foi a sede dos Jogos de verão em 2008, como palco em 2022. Para a edição seguinte, quatro anos depois, ensaiam candidaturas as italianas Milão, Turim e Cortina d'Ampezzo, mais a canadense Calgary, a sueca Estocolmo, a japonesa Sapporo e a turca Erzurum.

Menos relevantes, os Jogos Pan-Americanos reservam outras emoções com as disputas de Lima-2019, no Peru, e Santiago-2023, no Chile. Anualmente, Mundiais de esportes variados preenchem o calendário.

Para os brasileiros, apaixonados pelo futebol, uma atração especial será a Copa América, em meados do ano que vem, no Brasil.

O esporte é um bom negócio, não há dúvida. Só vira dor de cabeça quando a incompetência ou má fé entram em campo. O Brasil promoveu Pan, Copa e Olimpíada, mas o esporte nacional segue sem encontrar um caminho de progresso, nem de expectativa de melhores dias. Dá para entender e aceitar?

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.