Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Empresários brasileiros desconfiam da viabilidade dos carros autônomos

Maioria dos entrevistados acredita que veículo que roda sem motorista demora a chegar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tema pop nos últimos anos, os carros autônomos foram colocados de lado devido à pandemia do novo coronavírus. Para checar a temperatura do assunto, a consultoria PwC ouviu 500 empresários no Brasil.

O assunto, antes visto com entusiasmo, está agora sob desconfiança.

Para 62,4% desses empresários, carros capazes de circular sem a intervenção de um motorista levarão mais de 10 anos para chegar ao Brasil. Além disso, 32,5% dos participantes afirmaram que não renunciariam ao prazer de dirigir um carro tradicional.

Além disso, 46,7% dos entrevistados disseram que a infraestrutura inadequada das ruas dificulta a adoção dessa tecnologia.

A sensação de insegurança, que inclui o medo de sofrer um ataque cibernético, é o motivo que faz 22,8% dos empresários ouvidos optarem por continuar dirigindo seus carros.

O público-alvo do estudo tem o que mais interessa a montadoras que investem em tecnologias desse tipo: poder de compra.

Hoje, veículos equipados com sistemas que permitem um mínimo de automação, como frear e acelerar de acordo com o ritmo do trânsito, não custam menos de R$ 100 mil.

Resultados de estudos como o feito pela PwC no Brasil podem frear o desenvolvimento dos carros que dispensam o motorista, mas é preciso pensar também nas vantagens.

Acidentes que envolvem carros autônomos em teste chamam a atenção, mas as colisões e atropelamentos evitados pela frenagem automática presente em diversos modelos é um ponto que também precisa ser considerado.

A visão de um futuro robótico pode assustar, mas deixar de lado toda a evolução dos sistemas de segurança equivale a voltar duas décadas no tempo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.