Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Carro mais potente da história da Audi chega ao Brasil e é elétrico

RS e-Tron GT tem 646 cv e mostra como será o futuro dos esportivos alemães

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A sigla RS (“rennsport”, corrida automotiva em alemão) define o que há de mais rápido na linha Audi e, até 2020, esteve presente em modelos abastecidos com gasolina. O padrão mudou neste ano, com a chegada do RS e-Tron GT.

O cupê de alto desempenho é movido a eletricidade, e não apenas isso. A combinação de seus dois motores gera o equivalente a 646 cv. É o carro mais potente já feito pela montadora, capaz de rodar cerca de 400 km com uma carga completa de suas baterias.

Sua plataforma é a mesma do também alemão Porsche Taycan. Os carros competem entre si no mercado e seguem o caminho do pioneiro neste segmento, o Tesla Model S. Lançado em 2012, o modelo americano foi o primeiro a conciliar luxo, alto desempenho e eletricidade.

Audi RS e-Tron GT
Audi RS e-Tron GT 2021 chega ao mercado nacional e custa a partir de R$ 950 mil - Divulgação

Em um teste no Autódromo Fazenda Capuava, em Indaiatuba (interior de São Paulo), o RS e-Tron GT partiu do zero e chegou aos 100 km/h em 3,2 segundos. Nenhum outro modelo da linha Audi atinge essa velocidade em um intervalo tão curto de tempo.

Não há espaço nas ruas para tamanho desempenho, que só pode ser devidamente conferido em pistas fechadas. Mas o cupê elétrico se deixa levar por cidades e estradas com a suavidade de um sedã de luxo altamente exclusivo: custa a partir de R$ 950 mil.

“Os veículos elétricos ainda possuem um custo bem maior que os veículos a combustão. O custo da bateria já caiu bastante, mas ainda existe uma grande diferença entre eles”, diz Johannes Roscheck, presidente da Audi no Brasil. “Nós acreditamos que em cinco anos o custo pode chegar ao nível de um carro atual a combustão.”

O executivo afirma que a eletrificação só deve crescer e que a montadora alemã planeja ainda trazer modelos híbridos ao Brasil.

Os superlativos do RS e-Tron GT mostram o que será da Audi quando os motores a combustão deixarem de equipar carros novos. A mudança está em curso e deve se consolidar na próxima década.

Com as baterias instaladas no assoalho e a tração integral, o esportivo elétrico faz curvas à perfeição. É um exemplo de que automóveis elétricos podem oferecer desempenho dinâmico igual ou superior ao dos supercarros movidos a gasolina.

O ronco dos motores a combustão vai deixar saudade, mas isso é possível superar. No caso do RS e-Tron GT, alto-falantes simulam o som para dentro e para fora do carro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.