Gregorio Duvivier

É ator e escritor. Também é um dos criadores do portal de humor Porta dos Fundos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gregorio Duvivier
Descrição de chapéu
instagram

Tudo o que presta num ser humano é o que não cabe num post de Instagram

Faz meses que só temos acesso à pior versão das pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São muitos os efeitos colaterais do isolamento social no século 21. Longe das pessoas, mas grudados no celular, nos distanciamos das pessoas de carne e osso, mas nos aproximamos do treino e do almoço delas. Resultado: faz meses que só temos acesso à pior versão das pessoas.

Sabemos tudo sobre todo o mundo —menos o que realmente importa. Tudo o que presta num ser humano não cabe no Instagram. Uma pessoa fazendo o bem é bonito, uma pessoa postando que fez o bem é horrível. Uma pessoa que está feliz faz o mundo mais feliz, uma pessoa postando que está feliz faz o mundo se perguntar: será que está mesmo? Precisava postar?

Ilustração de Catarina Bessell
Catarina Bessell

A pessoa que posta uma piada fez um esforço pra ser engraçada —e a graça está no diâmetro oposto do esforço. Humor é tudo aquilo que morre quando transcrito num tuíte.

Pode conferir: as vezes em que você mais riu na vida foi na vida real, com pessoas de verdade, sendo elas mesmas. Por melhor que seja o meme, mesmo que você tenha escrito infinitos HAHAHAHA em caixa alta, vamos ser sinceros: no melhor dos casos você apenas contraiu um pouco a boca e soltou ar pelo nariz. Nenhum meme nunca me fez rir tanto quanto a minha filha de dois anos.

Digo isso com frustração, claro, afinal vivo de me esforçar pra fazer os outros rirem e sei que nunca vou ser tão eficiente quanto o filho do leitor, a avó, o melhor amigo. O profissional, no humor, é aquele que consegue, com sucesso, imitar os amadores. O humorista passa a vida tentando reaprender a fazer tudo aquilo que ele já sabia fazer perfeitamente antes de começar a se esforçar —e precisa fazer um esforço terrível pra parecer que não está se esforçando.

Nas redes sociais, trabalhamos dia e noite pra construir nossa melhor versão possível —e resulta sempre numa pessoa muito pior do que aquela que a gente é.

Quando a pessoa posta que ganhou um prêmio é porque quer que vejam que ela ganhou um prêmio, mas ninguém vê o prêmio: vemos apenas uma pessoa postando que ganhou um prêmio, que é o contrário de uma pessoa ganhando um prêmio. A pessoa apontou pra Lua, mas só conseguimos olhar a ponta do seu dedo indicador —e tem uma verruga.

De todos os efeitos colaterais da quarentena, talvez o pior seja a mediação das redes sociais —que nos impede inclusive de ter saudades de quem a gente gosta. Acho que todo o mundo tem a impressão de que as pessoas pioraram. Mas não: o que piorou foi a imagem delas refletida nesse espelho disforme a que a gente está viciado em assistir.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.