Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu greve

Uma greve estúpida

Ameaça da reitoria da USP de reprovação em bloco não parece resposta adequada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Há greves justas e greves estúpidas. A greve de estudantes da USP, que ainda persiste em algumas unidades, é uma das mais estúpidas que já vi. Os alunos pararam para cobrar da reitoria algo que ela já vinha fazendo, que é contratar mais professores. Assim, em nome de não ter o aprendizado prejudicado pela falta de docentes, os alunos se privaram de assistir às aulas, prejudicando seu aprendizado. Os professores de lógica devem estar se sentindo especialmente fracassados.

E eu receio que a reitoria também esteja se saindo mal. Entendo a exasperação das autoridades universitárias diante do absurdo da paralisação, mas a ameaça de reprovar por faltas todo mundo das unidades ainda paradas me parece uma resposta inapta. É óbvio que não dá para exigir de um estudante que ele tenha presença em aulas que não aconteceram. A violação aqui seria ontológica.

Carteiras empilhadas no prédio da Matemática na USP - Danilo Verpa - 28.set.2023/Folhapress - Danilo Verpa

A medida produziria ainda máxima injustiça, já que estaria punindo também os estudantes que se opuseram à greve e eventualmente foram impedidos por barricadas de chegar ao local das aulas. Não sei se algo assim passaria pelo crivo da Justiça.

Há uma leitura mais benigna para a ameaça da reitoria. Ela estaria dizendo que, com mais de seis semanas de paralisação, são os próprios cursos que ficam legalmente inviabilizados, por não atingir a carga mínima de aulas. Mas o impeditivo não é absoluto. É possível estender o calendário escolar permitindo a reposição de aulas nos meses de férias, o que salvaria o semestre.

A jogada da reitoria é tentar pressionar os grevistas proibindo as unidades de alterar o calendário. O efeito prático, porém, é injustiça. Todos os alunos são prejudicados, independentemente da posição que tenham assumido.

A universidade já viveu dias melhores. Em instituições de elite dos EUA, alunos parecem coonestar atos de terrorismo; na USP, a própria reitoria cogita recorrer a uma espécie de punição coletiva.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.