Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Ecologia do extremismo

Partidos da direita radical da Europa Ocidental são menos tóxicos do que os de outras partes do mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Chega, partido de extrema direita de Portugal, foi o grande vitorioso no pleito do último domingo (10). A sigla saltou de 12 para 48 deputados, quadruplicando sua representação. Deve, porém, ficar fora do governo. É que a coalizão de centro-direita que deverá ser convidada a formar o próximo governo promete excluir os extremistas das negociações. Vamos torcer para que consiga. Extremismo e democracia são duas coisas que não combinam muito bem.

De todo modo, é importante notar que, na ecologia das extremas direitas, a variante que prevalece na Europa Ocidental é menos tóxica que suas congêneres das Américas e do Leste Europeu. O "menos tóxica" aqui está, ao menos para mim, longe de significar aceitável. A pauta dessas legendas é anti-Europa, anti-imigração e anti-Islã. Elas fazem apelos vagos aos "valores tradicionais" e dão pouca ênfase à agenda ambiental, quando não a combatem abertamente.

O líder do partido político de ultradireita Chega, André Ventura, após o resultado das eleições em Portugal - Pedro Rocha - 10.mar.24/Reuters - REUTERS

Mas, como observou Adam Przeworski, em artigo recente publicado pela Folha, esses partidos não violam as regras básicas da democracia. Giorgia Meloni, a premiê da Itália, que pertence a uma legenda com origens no fascismo, não cruzou nenhuma linha vermelha. Até moderou seus apetites anti-Europa. Na mesma linha vão outras agremiações extremistas que obtiveram importantes ganhos eleitorais nos últimos tempos, como o PVV do holandês Geert Wilders, os Democratas Suecos, o FPO austríaco, o SVP suíço e a RN francesa, de Marine Le Pen.

É um contraste gritante com Trump e Bolsonaro, que se envolveram em tentativas violentas de insurreição. É uma discrepância também com Viktor Orbán, o premiê húngaro que aprimorou a tecnologia da erosão democrática.

O porquê da diferença é uma questão em aberto. Acho que tem a ver com o grau de maturidade das instituições, mas não é só. Já que não conseguiremos acabar com a extrema direita, seria bom saber o que a faz não conspirar contra a democracia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.