Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Um dos maiores erros de hoje é tratar o combate à barbárie como disputa eleitoral, e não civilizacional

No futuro, talvez saberão explicar a cascata de erros que ainda pode custar a nossa jovem democracia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Enquanto os homens exercem seus podres poderes”, em reuniões paralelas e negociações obscuras, a sociedade resiste. No futuro, talvez saberão explicar a cascata de erros que ainda pode custar a nossa jovem democracia. No presente, um dos maiores é tratar o combate à barbárie como uma disputa eleitoral. É muito mais que isso, é uma disputa civilizacional.

A ruptura institucional escancarou a vontade do presidente da República de decretar um estado de exceção. A ameaça inédita faz parte de uma estratégia clara de corrosão da democracia e do espaço cívico, essa esfera entre o Estado, os negócios e a família na qual cidadãos se organizam, debatem e agem para influenciar os rumos do país. É no espaço cívico que a democracia respira e se desenvolve.

Desde o início deste governo, monitoramos abusos de poder, violação de direitos civis e políticos, restrição à participação e ao engajamento, campanhas de desinformação, censura, intimidação, assédio, dentre outras ameaças. São velhas e novas estratégias de destruição das democracias.

Jair Bolsonaro participa de ato na avenida Paulista, em São Paulo - Danilo Verpa - 7.set.2021/Folhapress

Representantes do Executivo implementam um desmonte sistemático, subvertendo a razão de ser das instituições, com nomeações e exonerações descabidas. Sem falar de políticas públicas sem lastro em evidências ou pesquisas, baseadas na visão ideológica de um líder populista e autoritário.

A confusão sobre a vacina contra a Covid-19 para adolescentes configura apenas mais um triste capítulo. Integrantes do setor público que discordam e tentam alertar a população sobre os riscos da não vacinação são censurados e assediados.

Felizmente, líderes políticos e religiosos, empresários, artistas, acadêmicos e organizações da sociedade civil vêm reagindo por meio do debate público e da articulação com representantes dos três poderes, nos três níveis da Federação para uma defesa conjunta da democracia. Um exemplo foi conseguirmos a revogação da Lei de Segurança Nacional, um entulho ditatorial do passado, usado contra quem critica o governo.

Temos agora diante de nós a tentativa de se implementar uma polícia antiterrorismo subordinada diretamente à Presidência da República, com a prerrogativa de investigar qualquer cidadão sem transparência ou controle judicial. E ainda a fissura presidencial em proteger mentiras nas redes sociais, agora em projeto de lei.

Em reação a essa escalada antidemocrática ininterrupta, mais de 30 instituições e dezenas de influenciadores lançaram uma agenda de defesa do espaço cívico para fortalecer a democracia, preservar as liberdades fundamentais e salvaguardar a finalidade das instituições e dos mandatos. Nesta trincheira, cabem todos que querem lutar por um Brasil melhor, mais plural, seguro e democrático.

A agenda sugere, por meio de ações práticas, a participação da sociedade civil; o acesso à informação e à livre circulação de ideias; o combate à desinformação e repúdio ao discurso estigmatizante; e a retomada da finalidade democrática das instituições e do interesse público.

Precisamos ocupar o espaço cívico —o nosso espaço, e exercer a pressão democrática para superar mais esse triste capítulo de nossa história. Não temos a caneta dos tomadores de decisão nas mãos, mas temos o poder de elegê-los ou não, dentre muitas outras ações.

Podemos sempre checar a fonte antes de formar opinião e disseminar informação, participar ativamente do debate respeitoso, apoiar lideranças comprometidas com o interesse público, fiscalizar e cobrar autoridades e, finalmente, escolher com responsabilidade nossos representantes.

Juntos, em uma vigília democrática, somos mais fortes e conseguiremos (re)construir um Estado democrático de Direito sólido, em que impere o diálogo, a tolerância e o direito de discordar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.