João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho
Descrição de chapéu mostra de cinema

A grande oposição política é entre a elite gerencial e a classe trabalhadora

Ruben Östlund não é George Orwell, nem 'Triângulo da Tristeza' é 'A Revolução dos Bichos'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estamos em 2023. Alguém ainda acredita que o motor da história é uma oposição violenta entre a burguesia capitalista e o proletariado?

As universidades, talvez, sobretudo as que permanecem encerradas na caverna da Guerra Fria. E a cultura pop dominante, que ganha aplausos e prêmios com seus clichês ideológicos.

"Triângulo da Tristeza" é um caso: deu a segunda Palma de Ouro em Cannes ao sueco Ruben Östlund, depois de "O Quadrado". Mas quando assistimos ao filme, bocejamos nos primeiros 30 minutos com o esquematismo infantil do projeto.

Uma mulher jovem de uniforme escuta outra mais velha, queimada de sol, vestindo maiô de banho, com seus pés imersos em um ofurô. Gesticula seriamente. Ao fundo, espreguiçadeiras. Trata-se  de uma cena do filme "Triângulo da Tristeza" mencionado na Coluna.
Ilustração de Angelo Abu para coluna de João Pereira Coutinho - Angelo Abu

Os ricos são grotescos, diz Östlund; são "decadentes", como diria um bom bolchevique, algures em 1920. Os pobres, esses, só servem para limpar as sujidades que eles produzem, literalmente falando.

Essa distopia capitalista atinge seu zénite num iate de luxo. Dentro do barco, mandam os ricos, com suas falsas proclamações igualitárias. Fora do barco, e de volta ao estado da natureza depois de uma explosão a bordo, os ricos são imprestáveis. São os pobres que, habituados à luta pela sobrevivência, mantêm a ordem e a vida.

Fato: Östlund ainda ensaia uma visão mais complexa dessa dicotomia, ao sugerir que os humilhados e ofendidos podem ser tão perversos como os seus opressores. Mas Östlund não é George Orwell, nem "Triângulo da Tristeza" é "A Revolução dos Bichos". A elipse final é apenas o comprovativo da sua covardia moral e artística.

Mas o problema de "Triângulo da Tristeza" não está apenas no clichê ideológico de quem ficou no século 19. Está na ignorância de Östlund sobre as matérias que procura ridicularizar —o pecado capital de qualquer satirista.

Deixemos de lado o erro mais óbvio: se Östlund pensa que os ricos fazem férias em iates fajutos daqueles, ele deveria pesquisar um pouco mais. Os ricos são donos de iates, não clientes.

Mas Östlund erra ao não entender que a velha guerra de classes, se algum dia existiu, não existe mais. O que existe é uma nova guerra de classes na qual ele, Östlund, está sentado no lugar dos "exploradores".

Essa, pelo menos, é a tese de Michael Lind, autor de "The New Class War", em entrevista à revista New Statesman. A grande oposição política, hoje, não é entre esquerda e direita, muito menos entre burguesia e proletariado.

É entre a "elite gerencial" —"managerial elite", como diria James Burnham— e a classe trabalhadora.

A primeira é usualmente branca, apesar de falar constantemente de diversidade; tem um diploma universitário para mostrar (ou vários); vive em "hub cities", como Nova York, Londres, Paris; e faz parte da "nomenklatura" (finanças, internet, mídia, artes, universidades etc.).

A segunda é racialmente diversa; tem pouca instrução formal; vive nos subúrbios; e tem opiniões e interesses que a "nomenklatura" considera bregas ou reacionários, sobretudo em matérias sociais e de costumes.

O abismo entre esses dois mundos, que se insultam mutuamente com a expressão "essa gente", é hoje tão profundo como o abismo que existia entre a aristocracia e a plebe ou entre a plutocracia e os servos. Mas a desigualdade é a mesma: em riqueza, oportunidades, influência e status social.

Sem surpresas, esse abismo tende a produzir aberrações políticas: populistas demagógicos, por exemplo, que se aproveitam do desespero ou do ressentimento das massas; ou, no outro extremo, uma oligarquia tecnocrática.

O que não produz é uma sociedade pluralista, onde diferentes comunidades culturais, igrejas, sindicatos, partidos —os "corpos intermediários" de que falava Tocqueville, sem os quais o despotismo triunfa— têm um lugar e uma voz.

No filme de Ruben Östlund, os seus ricos parecem caricaturas de um romance de Dickens: grandes magnatas que fizeram fortuna em indústrias pesadas, como os fertilizantes ou o armamento.

Duplo erro. Primeiro, porque os ricos do nosso tempo já não estão nas fábricas e nos campos; também fazem parte da "elite gerencial". E, depois, porque essa nova elite olharia com horror para gente tão primitiva e cafona.

Ironicamente, os ricos de Ruben Östlund estão no mesmo patamar de desprezo social que a classe trabalhadora. Para quando um filme satírico sobre a nova luta de classes?

Talvez nunca. O sarcasmo que Östlund gosta de despejar sobre velhos espantalhos seria uma traição de classe se aplicado dentro de casa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.