José Henrique Mariante

Engenheiro e jornalista, foi repórter, correspondente, editor e secretário de Redação na Folha, onde trabalha desde 1991. É ombudsman

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

José Henrique Mariante
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Entrevista com vampiros

Jornalismo tenta expor extremistas, que expõem dificuldades do jornalismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"60 Minutes" é uma instituição do jornalismo americano, há mais de meio século no ar. No último fim de semana, porém, o programa da CBS foi imolado nas redes sociais antes mesmo de começar. Uma chamada de divulgação da emissora no Twitter apresentava a atração do episódio, Marjorie Taylor Greene, deputada republicana de extrema direita do estado da Geórgia, apoiadora do ex-presidente Donald Trump e que promove teorias conspiratórias absurdas do QAnon.

Ao tuíte faltava exatamente essa descrição. O programa abriria espaço para alguém que generaliza políticos democratas como pedófilos e explica incêndios na Califórnia como obra de lasers espaciais judeus. O anúncio da CBS mostrava a deputada de forma neutra, como alguém "que não tem medo de dividir suas opiniões, não importa o quão intensa elas sejam". Intensa, no caso, é eufemismo para opiniões racistas, antissemitas e homofóbicas, entre outros adjetivos. Segundo os críticos, figura tão divisiva não deveria ganhar espaço na imprensa e, se inevitável, deveria ser tratada como o que é, uma extremista.

Algo parecido ocorreu com a Folha na semana anterior. Na continuação de sua série sobre o bolsonarismo, o jornal entrevistou Steve Bannon, o "estrategista da ultradireita global", como é classificado na reportagem. Bannon mente com veemência por toda a entrevista, dizendo que Trump foi roubado em 2020, assim como Jair Bolsonaro, em 2022, e que os invasores do 8 de Janeiro eram "guerreiros da liberdade". Quem quebrou a lei, diz, deve ser punido, isso se não ficar provado que "foram instigados por agentes federais". A única verdade no discurso extremista é a conveniência.

Como no caso da CBS, leitores da Folha se queixaram do espaço dado a alguém que pouco acrescenta ao debate público. Bannon, Greene e outros não defendem pontos de vista, não querem explicar nada; pelo contrário, se esforçam para manter uma aura que vai da certeza cega à conspiração, o que melhor encaixar na frase, não importa o que foi dito antes ou será defendido depois.

"Steve Bannon vê Bolsonaro fortalecido com acusações na Justiça e aposta em Eduardo", diz o título da Folha, que não reflete o caráter aleatório e oportunista do entrevistado. É um jogo ruim: o jornal segue o manual, o extremista resta como sério, legitimado pela seriedade que toma do entrevistador. O resultado nunca é equilibrado, mas o jornalismo não é capaz de contorná-lo.

Ilustração vetorial mostra uma coluna estilo grega com um lixo apoiado em cima
Fernando Carvall

Ouvir e expor o contraditório é uma obrigação da imprensa profissional. A luz do dia, dizia o publisher deste jornal, é o melhor desinfetante. A questão que se impõe agora é o que fazer quando germens e outras criaturas da noite, no lugar de serem eliminados, como sempre se deu, passam a se alimentar da luz também.

O primeiro passo talvez seja entender que, confrontada com o extremismo, a sensibilidade dos leitores também se modificou. A linha do intolerável está mais próxima.

Teoria e prática

Um novo ataque em escola renovou a necessária discussão sobre o tratamento concedido pela mídia a agressores. É preciso dar limites à exposição de crimes e criminosos e evitar o estímulo a novos eventos, recomendam vários estudos.

No advento do noticiário em Blumenau, veículos vieram a público para explicar que omitiriam informações e imagens do homem que invadiu a creche para inibir sua glorificação e o efeito contágio. O Estado de S.Paulo anexou nota em sua cobertura; o Grupo Globo se posicionou por meio de reportagem; a CNN Brasil explicou seguir orientação do Ministério Público. Na contramão, entre outros, a Folha publicou nome e foto do agressor, e o site Metrópoles deu até um vídeo.

Por coincidência, no mesmo dia do ataque, Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública de São Paulo, em artigo no Tendências / Debates, pedia "responsabilidade ao informar". Horas depois, Thiago Amparo, citando o Estadão como exemplo, escrevia que "não entenderemos o horror se o naturalizarmos". Quando opiniões díspares convergem, é preciso prestar mais atenção.

Em reportagem sobre o assunto, a Folha explicou que publicou as informações sobre o assassino "por entender que há relevância jornalística". Diferentemente dos concorrentes, o jornal acredita que o debate precisa ser feito caso a caso.

Faz falta o quesito emergência na equação racional da Folha. São Paulo registrou 279 ameaças a escolas logo após o assassinato da professora Elisabeth, na Vila Sônia. O tempo para debates está esgotado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.