Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Palmeiras sofreu para impedir que mais um vice-líder se aproximasse dele

Só que o time de Abel Ferreira sofre de maneira diferente, vê-se na linguagem corporal dos jogadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desta vez foi por um fio, ou pelo desvio na trave do maestro Paulo Henrique Ganso, que o líder isolado do Campeonato Brasileiro evitou perder para o Fluminense, novamente melhor em campo e incapaz de transformar a superioridade em vitória.

Em noite apagada de Gustavo Scarpa, talvez magoado pelas vaias de seus ex-torcedores no Maracanã, o Palmeiras se viu fortemente incomodado e envolvido pelo toque de bola tricolor, embora tenha marcado novo golaço de bicicleta, desta vez já motorizada de Rony, desperdiçado duas boas chances em erros de passes do rival e sofrido, sofrido bastante, para sair do Rio de Janeiro com o 1 a 1 para manter a vantagem de oito pontos sobre o vice-líder.

Saber sofrer virou chavão até melhor que os terceiros terços, linhas altas e baixas, modismos para descrever situações tão antigas como o futebol, porque, sabem a rara leitora e o raro leitor, a língua é viva e se renova, às vezes para pior.

Só que o Palmeiras sofre de maneira diferente.

Basta ter olhos para ver, esta uma velha expressão, a linguagem corporal dos jogadores alviverdes.

Não se vê um gesto parasita, um olhar esbugalhado, uma discussão entre eles, a frieza predomina mesmo nos piores momentos de pressão.

Scarpa se atira para bloquear passe de cano e frustrar contra-ataque do Fluminense que poderia ter decidido o jogo no Maracanã - Sergio Moraes - 27.ago.22/Reuters

Ao Palmeiras não se concede o direito de jogar mal, do mesmo modo que se nega ao Flamengo, como aconteceu no segundo tempo para os paulistas —e para os cariocas contra o São Paulo, no Morumbi.

Aqui já se comparou, guardadas todas as proporções, a trajetória palmeirense dos últimos anos à saga vitoriosa do Bayern Munique. Há quem prefira compará-la à resiliência do Real Madrid, paralelos recusados por Abel Ferreira, principalmente quando é chamado, para sua irritação, de retranqueiro.

Inegáveis os cuidados defensivos do time menos vazado do campeonato com apenas 16 gols sofridos em 24 jogos.

A irritação se justifica plenamente porque o time é, também, o de melhor ataque, 38 gols, um a mais que o Fluminense —e que o Flamengo, antes de enfrentar o Botafogo.

Nem sequer se concedem ao Palmeiras os cuidados naturais para quem, nesta terça-feira (30), jogará, na Arena da Baixada, o jogo de ida das semifinais da Libertadores, contra o Athletico Paranaense. E olhe que o ninguém foi poupado no sábado (27), ou seja, ao Campeonato Brasileiro deu-se o devido respeito exigido pela crítica.

Em resumo: que graça tem apedrejar vitrines quebradas?

Utilidade pública

Fosse dono de uma emissora de TV, compraria os direitos do filme "O Debate" e o exibiria durante uma semana inteira nos mais variados horários para atingir os jovens que votarão pela primeira vez em 2 de outubro, os velhos que eventualmente o farão pela última e todos os demais eleitores que decidirão os rumos do país.

Dirigido por Caio Blat, com roteiro de Guel Arraes e Jorge Furtado, com atuações antológicas de Débora Bloch e Paulo Betti, a política, as relações conjugais e, sobretudo, as angústias da imprensa, desfilam com admirável realismo.

O único escorregão está na ausência de aviso, no começo ou no fim do filme: qualquer semelhança NÃO é mera coincidência.

Em tempo

Você já tinha visto alguém passar recibo como os bolsonaristas depois da entrevista de Lula ao JN?

Em tempo 2

Quem não está vendo os jogos do Manchester City não faz ideia do que está perdendo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.