Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21 América Latina

A propaganda totalitária apodrece rapidamente

O trumpismo e os seus súditos globais chegaram para ficar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Federico Finchelstein

Professor de história na New School, em Nova York, e doutor pela Universidade Cornell. É autor de obras sobre fascismo, populismo, ditaduras e o Holocausto

As antecipadas eleições gerais, as eleições intermediárias nos Estados Unidos foram uma surpresa para muitos, mas também uma confirmação de uma história comum partilhada por fascistas e populistas. A surpresa foi que, ao contrário do que se previa de uma vitória absoluta do trumpismo republicano, os Democratas do Presidente Joe Biden conseguiram manter a sua maioria no Senado e venceram governanças e legislaturas essenciais para manter a legalidade nas eleições presidenciais de 2024. A confirmação da tendência histórica é que a mentira e a propaganda têm uma data de validade. Especificamente, a maioria dos candidatos escolhidos a dedo por Donald Trump, que se caracterizavam pelo seu negacionismo quanto à vitória de Biden em 2020, foram derrotados. As duas coisas, surpresa e confirmação, estão relacionadas.

Tal como se deu no Brasil, a campanha dominada pelas mentiras e a desinformação foi rejeitada pela maioria dos cidadãos. Assim como nesse país, nos EUA a realidade de uma democracia ameaçada pelos extremistas foi decisiva para convencer os eleitores que em muitos casos não estão necessariamente próximos dos vencedores em termos econômicos ou sociais, mas partilham com eles a necessidade de defender a democracia.

Nos casos dos grandes perdedores desta década, Trump e Jair Bolsonaro, a lição é clara. Quando os populistas estão no poder, é mais difícil impor as mentiras ao longo do tempo. A realidade catastrófica das suas ações como a negação da COVID-19 e as vacinas, incluindo os golpes de Estado ou a ameaça de levá-los a cabo, atos mafiosos e teorias da conspiração fomentadas pelo racismo, o ódio ao diferente e a xenofobia, nega os enganos e eventualmente os torna mais evidentes.

As eleições intermediárias nos Estados Unidos foram uma surpresa para muitos, mas também uma confirmação de uma história comum partilhada por fascistas e populistas (Photo by Ryan M. Kelly / AFP) - AFP

A história das mentiras fascistas confirma a mesma situação. Os ditadores Adolf Hitler e Benito Mussolini mentiram sobre inimigos e guerras, extermínios, genocídios e imperialismos, a tal ponto que a derrota total os expôs como imperadores despidos que destruíram os seus países e foram abandonados pela maioria dos seus seguidores.

Diferente é o caso dos mentirosos na oposição que não têm de distorcer a realidade das suas ações, mas apenas o fazem em relação aos que estão no governo. O preocupante triunfo de Giorgia Meloni na Itália, os resultados preocupantes dos populistas de extrema-direita na Suécia ou as contínuas tentativas de distorcer a realidade por parte dos trumpistas na Argentina ou no Chile são exemplos desta última situação.

Nos EUA, embora os republicanos do Trump já não estejam no poder, a memória do Trumpismo é muito fresca e consolidada. A constante presença de Trump na política do país e as decisões anti-aborto de um tribunal de extrema-direita consolidadas por Trump eram realidades demasiado evidentes para ignorar ou distorcer de maneira absoluta.

Embora os republicanos tenham retido a maioria na Câmara dos Deputados e o extremista Ron DeSantis, um ex-discípulo de Trump e possível desafiante, ganhe o cargo de governador da Flórida, podemos falar em geral de uma derrota para o Trumpismo e a sua propaganda. Vale a pena, portanto, considerar algumas lições desta derrota dos projetos de aspirantes a fascistas como Trump e Bolsonaro.

Em primeiro lugar, as mentiras fascistas e a propaganda fascistas podem ser detidas e derrotadas com informação real sobre a crise e a morte que estes líderes geram. A longo prazo, a realidade triunfa sobre os aspirantes a fascistas. Além disso, instituições legais e os tribunais independentes são chave para deter os golpes de Estado em câmara lenta, tal como aconteceu no Brasil com a tentativa de supressão de votos através de bloqueios policiais de muitas estradas principais e, como observado, no caso de funcionários republicanos no Arizona, que fizeram cumprir a legalidade das eleições.

Herdeira do fascismo, Giorgia Meloni é a primeira mulher a governar a Itália. (Photo by Alberto PIZZOLI / AFP) - AFP

Outra lição é que os eleitores devem votar. Os EUA dão-nos a esperança de gerações jovens que saem para defender a democracia através do voto. Sem eles, o trumpismo teria ganho. Além disso, devem ser criadas e apoiadas amplas coligações de centro/esquerda/direita para confrontar aqueles que querem destruir a democracia. Em suma, a história das coligações anti-fascistas que derrotaram o fascismo deve ser recordada. Foi isso que representou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva no Brasil e a vitória democrática nos EUA.

Os líderes autoritários devem ser processados pelos seus atos ilegais, como aconteceu na Argentina em 1985 com os líderes da ditadura. Sobre este ponto, ainda há muito a fazer tanto no Brasil como nos EUA.

É também importante chegar, através dos meios de comunicação independentes, àqueles que querem deixar para trás a sua identificação com o culto do líder messiânico. Devemos estar atentos a defender constantemente a democracia, pois estas vitórias são batalhas em uma disputa de longa duração. Compreender que os atores anti-democráticos sem escrúpulos legais ainda andam por aí e que não podemos baixar a guarda perante o desafio totalitário que representam é de vital importância. O trumpismo e os seus súditos globais chegaram para ficar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.