Ross Douthat

Colunista do New York Times, é autor de 'To Change the Church: Pope Francis and the Future of Catholicism' e ex-editor na revista The Atlantic

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ross Douthat

Resultados das midterms questionam alarmismo da democracia em perigo nos EUA

Maioria dos candidatos republicanos que perdeu a eleição admitiu a derrota normalmente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

The New York Times

Para todos os que discutem furiosamente a situação da democracia americana, as eleições de meio mandato de 2022 foram uma coisa linda –um presente para os dois lados da discussão, um teste de Rorschach que serve a ambas as interpretações.

Suponha, primeiro, que você esteja entre os alarmistas da democracia em perigo, para quem o trumpismo e o republicanismo do Maga ("Make America Great Again", faça os EUA grandes novamente) representam não apenas um populismo caótico, mas uma ameaça existencial. O que você viu acontecer?

Bem, você viu um presidente atacado, Joe Biden, decidir que a defesa da própria democracia seria seu principal tema eleitoral. Por isso, ele foi desprezado por várias direções –por ignorar problemas do dia a dia, confundir posições conservadoras normais com autoritarismo, não oferecer o tipo de bipartidarismo radical que seu diagnóstico implicaria.

Eleitores depositam voto em urna durante eleição de meio de mandato em escola na Virgínia, nos Estados Unidos - Ryan M. Kelly - 8.nov.22/AFP

No entanto, afinal pareceu funcionar: os eleitores que normalmente se inclinariam a votar em candidatos do Partido Republicano tenderam a rejeitar exatamente o tipo de "republicanos Maga" –endossados por e imitadores de Donald Trump de aspecto mais paranoico– que o argumento de Biden tentou isolar.

A onda vermelha prevista pelos fundamentos e pela história decepcionou, em parte, porque os americanos julgaram um subconjunto de candidatos republicanos extremistas demais para lhes confiar poderes democráticos normais. O público fez o trabalho de "destrumpificação" que os próprios republicanos da era Trump falharam em fazer –e o fizeram, pode-se argumentar, exatamente por causa dos alarmes levantados em nome da democracia.

Assim, a feliz conclusão para o campo alarmista: a democracia estava em perigo e, pelo menos neste ciclo, nós a salvamos.

Mas então imagine-se um não alarmista, olhando para os mesmos resultados. Nos últimos anos, você ouviu os alarmistas argumentarem que o problema não são apenas Trump ou seus discípulos –que todo o Partido Republicano foi refeito como uma formação autoritária, que suas regras eleitorais preferidas são a nova versão de Jim Crow, que as estruturas do governo americano estão permitindo o governo permanente da minoria por uma direita identitária branca, que os EUA estão à beira de uma guerra civil, que o 6 de Janeiro ainda não terminou e que a direita não aceitará nenhum resultado que não lhe agrade.

No entanto, o que você viu acontecer? A maioria dos candidatos republicanos perdeu e admitiu isso normalmente, incluindo os candidatos Maga. A Geórgia, supostamente o marco zero do novo Jim Crow (leis racistas), apresentou comparecimento normal e outro desempenho forte de seu senador democrata afro-americano.

As estruturas do governo americano entregaram aos republicanos menos poder em Washington do que seus números brutos de votos implicariam, com um Senado democrata e a maioria mínima da Câmara para os republicanos, apesar de sua aparente maioria sólida no voto popular.

Uma migração contínua de eleitores de minorias para o Partido Republicano, sugerindo que o país está realmente ficando menos polarizado por cor da pele. E uma notável ausência do tipo de violência que os arautos da nova guerra civil continuam esperando.

Entre essas duas interpretações de 2022 –os alarmistas comemorando uma vitória dura para a democracia e os não alarmistas vendo um previsível retorno à normalidade–, é possível alguma síntese ou aperto de mãos?

Deixe-me propor duas concessões possíveis, uma de cada direção. Em primeiro lugar, os alarmistas poderiam admitir que a sem-vergonhice única de Trump, aliada às circunstâncias estranhas de 2020 –a pandemia, uma onda de tumultos e protestos, uma reformulação rápida dos procedimentos eleitorais–, foram provavelmente mais determinantes para a paranoia republicana de fraude e sua consumação em 6 de Janeiro do que uma virada ideológica deliberada para o autoritarismo ou o semifascismo.

Em outras palavras, os resultados de 2022 não viciam a ideia original alarmista de que Trump é uma figura perigosa a quem não se deve confiar a Presidência. Mas eles questionam o alarmismo sistêmico, a crença de que todo o Partido Republicano está se afastando da política democrática normal e que a ascensão de Trump foi apenas um gatilho desse processo.

Da mesma forma, o não alarmista pode admitir que esse alarmismo do "fascismo em marcha", por mais exagerado que pareça, pode ser uma das forças que tendem a estabilizar um sistema democrático, mobilizando e equilibrando contra os excessos e as paranoias do outro lado.

Que a hipérbole antes das eleições de meio de mandato –pense no historiador da TV Michael Beschloss imaginando uma ditadura de direita prendendo e executando crianças– pode ter sido uma das razões pelas quais tantos candidatos do "Parem o Roubo" foram eliminados na disputa.

E que tal alarmismo sem dúvida sempre desempenhou uma versão desse papel equilibrador e estabilizador, desde os primeiros dias da República, quando as diversas facções trocavam de forma confiável acusações de monarquismo e jacobinismo.

Esta última imagem, de extremismos e ansiedades sobre o extremismo se equilibrando, também sugere uma maneira esperançosa para os alarmistas e não alarmistas da era Trump pensarem sobre nosso relacionamento uns com os outros: não apenas como intérpretes rivais dos descontentamentos de nossa democracia, mas como parceiros, de uma forma estranha, em sua estabilidade continuada.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.