Leandro Colon

Diretor da Sucursal de Brasília, foi correspondente em Londres. Vencedor de dois prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Leandro Colon
Descrição de chapéu

O mundo não acabou com prisão de Lula e peças eleitorais já se mexem

Detenção de ex-presidente coincide com movimentos de possíveis 4 candidaturas presidenciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Não houve caos social, nem o país foi incendiado após a prisão do ex-presidente Lula. Fracassaram as previsões catastróficas espalhadas por aí. O mundo não acabou.

É cedo para prever o limite das mobilizações em curso contra a detenção do petista, mas a batalha dos aliados de Lula tende a diminuir nas ruas. A prioridade do entorno dele será pressionar o STF a reverter a curto prazo a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. É a única saída que interessa a partir de agora ao ex-presidente.

E o xadrez presidencial começou a se desenhar justamente durante o pesadelo de Lula. Enquanto ele enrolava a Justiça na sexta-feira (6), Henrique Meirelles anunciava a saída da Fazenda para viabilizar sua candidatura ao Planalto pelo MDB. 

Na mesma tarde, Geraldo Alckmin renunciava ao governo paulista para concorrer à Presidência pelo PSDB. No dia seguinte, em meio ao discurso feito por Lula em São Bernardo do Campo, Marina Silva (Rede) lançava, pela segunda vez em cinco meses, a sua pré-candidatura

Teve ainda a filiação do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa ao PSB sob a expectativa de que possa disputar a sucessão de Michel Temer.

Os quatro movimentos, entre sexta e sábado —de Meirelles, Alckmin, Marina e Barbosa—, foram naturalmente ofuscados pela prisão de Lula, que liderou os cenários de primeiro turno das recentes pesquisas.

O quarteto se junta a peças que se movimentam no tabuleiro há mais tempo: Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Rodrigo Maia, o presidente Temer, Manuela D'Ávila, Guilherme Boulos e Álvaro Dias. Cada passo terá relevância até as convenções partidárias, entre 20 julho e 6 de agosto.

O comportamento do PT será de risco. Não vai admitir o plano B, que já poderia se contrapor nas ruas a esses nomes acima. Manterá o discurso de que seu líder maior, preso em Curitiba, é o candidato em outubro. Discurso ilusório aos seus eleitores e que custará caro nas urnas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.