Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu

Ficar em cima do muro nos dias de hoje é um ato de bravura

Chegava a hora de mostrar para o mundo que os isentos também são seres humanos, também têm sentimentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Equilibrava-se à beira do abismo do cancelamento, e um simples passo em falso parecia o suficiente para botar tudo a perder. Já não aguentava mais ser criticada nas redes sociais, em seu ambiente de trabalho e até por amigos e familiares. O que a transformou em um alvo ambulante foi justamente seu controverso posicionamento, que consistia em nunca se posicionar.

Ilustração de muro de tijolos cinzas, bem alto. No seu topo, dois pés usando sapatos vermelhos femininos.
Silvis/Folhapress

Não torcia contra, nem a favor do atual governo; não era fã, nem “hater” da Greta Thunberg. Estava sempre no encalço do meio-termo, mas de nada adiantaram seus esforços para não se indispor com os outros.

Mesmo respeitando todas as opiniões, ninguém respeitava a dela. 

Foi banida dos eventos familiares por ter votado nulo nas eleições presidenciais e chegou a perder uma promoção no trabalho porque não tinha um participante favorito no BBB 20.

Tantas vezes foi chamada de covarde, mesmo sabendo que ficar em cima do muro nos dias de hoje é um ato de bravura, com pedras vindas de ambos os lados. Esse tratamento injusto por parte da sociedade a motivou a marcar uma reunião em seu apartamento, convocando os poucos isentos que conhecia e que ainda resistiam.

Estavam presentes sua melhor amiga, expulsa do grupo de mães da creche no WhatsApp porque não tomou lado em um debate sobre sucos de caixinha; seu cabeleireiro, cancelado no Twitter porque ficou em silêncio sobre o silêncio da Anitta; e seu personal trainer, que perdeu parte de seus clientes quando postou, em pleno agosto, uma foto sem camisa desacompanhada da hashtag #PrayForAmazon.

Em um discurso emocionante, ela tentou convencê-los de que não precisavam suportar tudo aquilo calados. Chegava a hora de mostrar para o mundo que os isentos também são seres humanos, também têm sentimentos, também têm direitos. Para isso, tinham que ir à luta, abraçar a causa dos sem causa e defender a liberdade de não expressão.

Sua melhor amiga foi a primeira a se retirar, dizendo que todo aquele extremismo não os levaria a lugar algum. Seu vizinho permaneceu em silêncio absoluto. Já o personal trainer estava absorvido pelo celular e não prestou atenção em nada do que ela disse. Era o nascimento, e a morte, do movimento isentista.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.