Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu

Meu algoritmo é um robô fofoqueiro obcecado por me vigiar e punir

É uma batalha injusta, já que o bot conhece todos os meus 'guilty pleasures', aquele tipo de conteúdo irresistível de olhar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Meu algoritmo me odeia. Chamo de "meu algoritmo" a inteligência artificial que fica de butuca em minhas interações virtuais e faz uma curadoria perversa dos conteúdos que chegam até mim.

Não sei o que fiz de errado para ser perseguida e torturada por um robô fofoqueiro e manipulador. Talvez meu interesse por assuntos aleatórios tenha causado uma pane em seu sistema e agora ele almeja fazer o mesmo comigo, me levando à loucura.

É uma batalha injusta, já que o bot conhece todos os meus "guilty pleasures", aquele tipo de conteúdo que parece um acidente de carro. Você não quer olhar, mas vai diminuir a velocidade, vai olhar e vai se arrepender de ter olhado.

Um exemplo. O algoritmo sabe que sou feminista, fato conhecido até pelo porteiro do prédio da minha avó. Imagino o bug do milênio experimentado por esse robô quando comecei a consumir o que há de mais retrógrado e constrangedor disponível na internet: vídeos de coaching de relacionamentos para mulheres. Sim, homens usando seu lugar de fala para adestrar mulheres cujo objetivo é agradar a eles.

Calma, eu posso explicar. Esse tipo de conteúdo é como uma droga que me arrasta da euforia ao desespero em poucos minutos. Do riso indomável à percepção lacerante de que falhamos como humanidade. Fora a nostalgia de reviver o pesadelo cor-de-rosa de uma pré-adolescência nos anos 1990, regada a reportagens similares na revista Capricho. "Thierry Figueira conta o que gosta —e o que não suporta!— em uma garota."

Ilustração de um homem de camisa sorrindo
Publicada em 8 de novembro de 2021 - Silvis

Aliás, por onde anda Thierry Figueira? Em uma pesquisa rápida descobri que, no dia 6 de setembro de 2020, ele fez um passeio no parque com suas filhas gêmeas, que se divertiram no pula-pula. Em mais uma pesquisa, descobri que uma cama elástica custa cerca de R$ 1.000 e não cabe no meu orçamento assim como não caberia na minha sala (isso é só uma amostra do que meu algoritmo precisa encarar todos os dias).

Enquanto tudo é capaz de me distrair, nada desvia o bot de sua missão: vigiar e punir. Não importa para onde eu olhe, haverá um acidente de carro conhecido como macho palestrinha, intercalado por camas elásticas e perucas para gatos. Entre tantos itens desnecessários, nada supera os workshops para enlouquecer um homem. Definitivamente, não preciso de mais uma relação tóxica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.