Marcos Augusto Gonçalves

Editor da Ilustríssima, formado em administração de empresas com mestrado em comunicação pela UFRJ. Foi editor de Opinião da Folha

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos Augusto Gonçalves

Milei, o ultrapateta, é o novo tango argentino

Candidato radical vence prévias e é a figura política do momento no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Javier Milei, o ultrapateta que saiu à frente nas prévias eleitorais argentinas, tem uma faceta comovente: adora cães. Há quem diga que não se deve confiar muito em pessoas que não gostam de animais. Faz sentido.

A questão é que Milei tem uma relação muito peculiar com seus pets.

Javier Milan discursa em Buenos Aires - Alejandro Pagni - 13.ago.23/AFP

O que mais desperta curiosidade é a versão de que ele se comunica por meio de médiuns com seu primeiro mastin inglês, Conan, que morreu em 2017. O candidato à Casa Rosada não apenas consulta-se com o espírito de Conan como, para assegurar sua continuidade terrena, teria desembolsado 50 mil dólares para clonar suas células no EUA. Conan é pai de três de seus cinco melhores amigos.

No mês passado passei uma semana em Buenos Aires e amigos e conhecidos humanos argentinos, com quem estive, foram unânimes na avaliação de que o país encontra-se diante do momento mais inquietante de sua história democrática. O mantra que se repetiu: nada que sair das próximas eleições promete ser bom.

Havia, no entanto, uma sensação de que a ameaça de Milei estaria perdendo força. "As eleições brasileiras têm algum peso regional e a derrota de Bolsonaro", dizia-me um escritor, "foi um bom sinal". Pesquisas e análises de fato davam algum fundamento a essa perspectiva menos catastrófica. Só que não.

Milei é a caricatura argentina da onda populista de extrema direita internacional antissistema e antipolítica que produziu no Brasil o que sabemos. Com o resultado das prévias do fim de semana tornou-se uma força incontornável. É "a" figura política do país neste momento.

Suas propostas, em estado bruto, são apocalípticas. Um misto de "Loucademia de Polícia" com "Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu". Entre as mais ruidosas ideias do tutor de Conan figuram a dolarização da economia, a extinção do Banco Central e o direcionamento do comércio de órgãos para pagar a dívida externa. Milei já recebeu congratulações de Bolsonaro, aquele que aqui se tentou normalizar como conservador em costumes, liberal em economia e intransigente com a corrupção e o fisiologismo.

É certo que o jogo ainda não foi jogado, mas a impressão que fiquei de minha breve passagem pela querida Buenos Aires foi a mesma que tive por aqui em 2018 —a dificuldade de entender e reconhecer um processo social e político descontrolado que transforma o "isso não é possível" em fato. Diante das circunstâncias, como dizia o trágico verso de Manuel Bandeira, se não for possível um pneumotórax político, a única coisa a fazer será mesmo tocar um tango argentino.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.