Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus

Antes de começar uma construção ou reforma, consulte um terapeuta

Custo da construção civil aumentou 18,04% de janeiro a novembro deste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Você está pensando em reformar sua casa ou apartamento, ou construir um imóvel do zero? A primeira observação é: prepare seu bolso. O custo da construção civil aumentou 18,04% de janeiro a novembro deste ano. O acumulado nos 12 meses em novembro ficou em 20,33%. Se for uma pessoa tensa ou ansiosa, um conselho: consulte um (a) terapeuta antes de começar esta empreitada.

Os preços, a propósito, estão longe de ser o único problema. Contratar o serviço é um grande desafio. Peça referências, indicação de familiares e amigos, e registre tudo em contrato. E quando digo tudo, é tudo mesmo. Caso contrário, será surpreendido, por exemplo, ao constatar que não estava prevista a colocação de portas e janelas.

Quem contrata um empreiteiro para administrar a obra, também terceiriza atividades como compra de materiais de construção e administração de pessoal. Obviamente, o custo aumenta, mas parte da chateação é terceirizada, o que pode valer muito a pena.

Mesmo que contrate empresa ou profissional liberal, faça um cronograma da obra, a fim de acompanhar se está no prazo ou não. Também crie e atualize arquivo com todas as despesas de compras de materiais, pagamento de profissionais e outros, para verificar frequentemente sua disponibilidade financeira. E tudo deve estar firmado em contrato, ainda que um profissional liberal tenha sido escolhido para tocar a obra.

Uma obra consome vários meses. E o dinheiro tem de estar disponível imediatamente, à medida que sejam solicitados materiais como cimento, argamassa, tijolos, telhas, areia, pedra, ferro, itens elétricos (fios, cabos, tomadas, interruptores) e hidráulicos (tubos, ralos, canos). E, é claro, o pagamento dos profissionais costuma ser semanal, geralmente às sextas-feiras.

Todo pagamento deve ter nota fiscal ou recibo. É fundamental fazer uma planilha e lançar todos os gastos, sem exceção. Caso contrário, pode faltar dinheiro em um período crítico da obra.

Promessas verbais não valem nada. O que não estiver em um documento, assinado pelas partes, simplesmente não existirá. O ideal seria contratar uma empresa que gerisse tudo, do projeto à mão de obra.

Outra questão importante: por mais que as despesas sejam projetadas com cuidado, sempre haverá algum gasto imprevisível. Portanto, não basta ter o valor total estimado pela empresa ou empreiteiro.

Há, além disso, uma série de exigências legais, que varia de acordo com o município. E elas devem ser obedecidas, para que a reforma ou construção possa ser registrada em cartório. Devem-se considerar, também, outros aspectos legais, como horário de trabalho e de silêncio, bem como a segurança da obra e dos materiais armazenados.

Caso prefira comprar um apartamento na planta, lembre-se de que há fatores de risco a considerar, como atrasos significativos na entrega das chaves. Ou até a interrupção da obra por dificuldades financeiras da construtora. Até o clima pode interferir nos prazos, se, por exemplo, chover muito por longos períodos.

Hoje, há grande demanda por apartamento e casas novas. Por isso, proteja-se: informe-se bem sobre a saúde financeira da construtora. E faça minuciosas projeções de custos, se comprar na planta, para se assegurar de que continuará em condições de pagar as faturas que virão, pois o prazo de construção pode ser mais longo.

Portanto, se pensou em construir, comprar imóvel pronto ou na planta, pesquise muito, assegure-se de ter o dinheiro para as despesas ou as condições para obter um financiamento (principalmente renda familiar adequada ao total financiado). E tenha paciência, muita paciência.

Feliz Natal!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.