Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

Fiasco da operação Índia evidencia incompetência do governo Bolsonaro

Indianos ficaram incrédulos, para não dizer ofendidos, quando viram o circo criado em torno do avião parado no Recife

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Indiferente ao sofrimento dos outros, deslumbrado com o prestígio de uma função que nunca sonhou exercer e ignorado por embaixadores de Brasília, o chanceler Ernesto Araújo era um dos raros brasileiros serenos durante a pandemia. Até o dia em que o general Pazuello entrou em sua sala para tentar salvar a honra do governo.

À primeira vista, o plano de buscar as primeiras vacinas na Índia podia fazer sentido. A visita presidencial ao país é lembrada como uma das raras agendas aproveitáveis do Itamaraty em 2020. Jair Bolsonaro regressara maravilhado com o projeto etnonacionalista formulado pelo premiê Narendra Modi.

O alinhamento de Brasília e Nova Déli na distribuição das vacinas daria uma robustez inesperada ao argumento do chanceler sobre uma nova ordem mundial conservadora e religiosa. O seu cargo, cada vez mais ameaçado, seria certamente reconduzido até o final do mandato.

Faltou avisar os indianos. Embora tenha dito que iria "ajudar toda a humanidade" em seu discurso na Assembleia Geral da ONU em setembro, Modi já deixou claro que vai cuidar primeiro dos seus cidadãos. O seu governo espera que a brutalidade do lockdown e o colapso da economia sejam compensadas por uma campanha épica de vacinação com fortes tons nacionalistas.

Apesar de ainda estar em fase inicial de testes, a vacina Covaxin, desenvolvida localmente, foi aprovada junto com a vacina de Oxford para promover o “made in India”. Em breve, a política do governo vai virar um problema geopolítico: as potências ocidentais vão precisar da Índia, responsável por 60% da produção mundial da vacina, para imunizar a suas próprias populações.

Olhando retrospectivamente para os fatos, parece incrível que um diplomata minimamente funcional tenha acreditado que a Índia toparia arriscar a credibilidade da maior campanha de imunização do mundo só para ajudar o Brasil. Discretos, os indianos tentaram baixar as expectativas e ficaram incrédulos, para não dizer ofendidos, quando viram o circo criado em torno do avião parado no Recife.

Isso sem falar da dimensão moral da operação. Na semana passada, países como Nepal e Bangladesh também enviaram emissários à Índia para negociar vacinas em caráter emergencial. Outros aguardam ansiosamente pela sua vez. Em plena crise humanitária, o governo Bolsonaro, que tem a Coronavac à disposição, achou sensato criar um constrangimento diplomático com o gigante da vacinação só para marcar pontos na sua briga provinciana contra o governador de São Paulo.

O mais frustrante de toda essa história é que o Brasil, com uma indústria de farmacêutica de ponta, uma estrutura logística consolidada, e a presença de laboratórios estrangeiros interessados em desenvolver vacinas, tinha todas as condições de ser a Índia da América Latina.

Ora, enquanto Modi ambiciona vacinar o equivalente da população brasileira até maio, Bolsonaro continua lutando para comprar seringas. A operação Índia mostra que, no governo Bolsonaro, é impossível separar a incompetência da má fé e a crueldade da falta de noção.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.