Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

Europa se prepara para viver os meses mais difíceis da sua história recente

Efeitos do aquecimento global deixaram continente ainda mais vulnerável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A declaração passou despercebida no Brasil, mas certamente entrará na história da Europa. Na sexta-feira (19), Emmanuel Macron associou os "cataclismas climáticos devastadores" à "guerra que bate às nossas portas". Ele preparou os franceses para "pagar o preço pela liberdade e pelos valores" neste inverno.

A Europa passou pelo verão de todas as angústias. As terras do Mediterrâneo foram varridas por ventos de uma violência sem precedentes, enquanto os incêndios chegaram perto de capitais como Lisboa e devastaram bosques e regiões agrícolas. Todos os recordes de temperatura foram batidos, obrigando as populações vulneráveis a se trancarem em casa por dias seguidos e iniciarem um novo confinamento, desta vez climático. A história da beluga, o animal marinho do mundo polar encontrado à deriva no rio Sena, virou o conto fantástico de uma sociedade atordoada por um verão diferente de todos os outros.

Bombeiros combatem chamas de incêndio florestal em Cebreros, na comunidade espanhola de Castilla y León
Bombeiros combatem chamas de incêndio florestal em Cebreros, na comunidade espanhola de Castilla y León - 20.ago.22/Conselho de Castilla y León via Xinhua

Os efeitos do aquecimento global deixaram a Europa ainda mais vulnerável à ruptura do quase secular arranjo energético da Eurásia. O calor obrigou autoridades francesas a reduzirem a produção dos reatores nucleares pela metade. A seca do Danúbio e do Reno, os rios mais importantes para o comércio fluvial europeu, virou um obstáculo adicional ao aumento da importação de carvão e diesel pela Alemanha.

Desesperadas com a perspectiva de apagões em indústrias e casas, autoridades europeias começaram a implementar todo tipo de medida para reduzir o consumo de energia. A Espanha, por exemplo, proibiu o uso de gravata em prédios públicos e impôs limites à utilização de ar-condicionado pelos comerciantes.

Esses esforços em nada alteraram a previsão de que as contas de luz aumentem até 50% nos próximos meses. Governos europeus devem enterrar fortunas em subsídios e, ironicamente, abolir restrições ambientais para impedir o caos social. Medidas como a restrição da importação de soja ligada ao desmatamento, que visavam o Brasil, foram engavetadas até a próxima ordem.

O pânico dos burocratas é partilhado pela população. A Bloomberg reportou que as buscas na internet por "forno a lenha" dispararam na Alemanha nas últimas semanas. O protesto viral de um sorveteiro italiano devido à conta de luz está longe de ser anódino. Foram pequenas revoltas contra um simples imposto nas emissões de dióxido de carbono que desencadearam os "coletes amarelos" na França.

A desordem política agrava o impasse energético. O governo alemão parece paralisado diante do colapso do seu modelo econômico baseado nas exportações para a China e na importação de energia da Rússia.

Macron via nas hesitações da Alemanha uma oportunidade para a França virar o principal ator geopolítico da Europa, mas a sua governabilidade foi abalada por uma derrota surpresa nas eleições legislativas.

Terceira força do bloco desde o brexit, a Itália se prepara para uma nova era de imprevisibilidade e folclore com a iminente chegada ao poder de mais um subgrupo da sua extrema direita. Sob todos os ângulos possíveis, a Europa se prepara para viver os meses mais difíceis da sua história recente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.