Matias Spektor

Professor de relações internacionais na FGV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Matias Spektor
Descrição de chapéu Eleições 2018

Mercado financeiro compra uma ilusão (de novo)

Fantasia de que o 'PT morreu' foi substituída por uma outra

“Wishful thinking” é um fenômeno perverso: diante de cenários alternativos, o indivíduo opta sempre pelo mais benéfico, ignorando todos os demais. 

Há poucos meses, alertei nesta coluna que o mercado financeiro estava viciado nesse tipo de ilusão. Nos corredores da Faria Lima, ouvia-se o mantra de que o segundo turno seria disputado entre Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL). “O PT morreu”, rezava o consenso de mercado.  

Agora, aquela fantasia foi substituída por uma outra, muito alimentada pelas consultorias de risco político que operam no segmento. 

Desta vez, a tese diz assim: se o ciclo eleitoral impõe volatilidade alta no curto prazo, o resultado da eleição tende a gerar estabilidade e uma trajetória positiva para o Brasil, nos próximos dois anos.

Em caso de uma vitória de Bolsonaro, a estabilidade resultante seria produto do compromisso do governo com a retidão fiscal e a busca por reformas ambiciosas. Com ou sem Paulo Guedes, o país caminharia a passos largos na direção da recuperação. 

No cenário Haddad, a retomada viria de uma suposta guinada do PT para o centro. Segundo essa imagem, o petista chutaria a burocracia de seu partido para escanteio, em nome da governabilidade. A frase mais ouvida dos últimos dias é: “Haddad é um cara sensato”.

As duas hipóteses são fantasiosas.

Para o próximo governo só existem despesas obrigatórias. Todos os números mostram sinais avançados de paralisação da máquina pública. O risco de “shutdown” no ano que vem é real.

Evitar esse desfecho, no melhor dos cenários, depende da redução drástica de gastos obrigatórios e do aumento das receitas. No pior dos cenários, o Brasil segue o caminho da Argentina com a desvalorização da moeda e a volta da inflação. 

Assim, o próximo governo, seja quem for o candidato vitorioso, será obrigado a produzir perdedores em grande escala. Ocorre que regras do jogo da democracia brasileira são desenhadas para inviabilizar cortes dessa natureza. 

O país é o império dos grupos de interesse, que conseguem capturar o Executivo, o Congresso Nacional e o Judiciário com grande eficácia. 

Isso significa que, no Brasil, todo governo reformista avança devagar, fazendo recuos constantes e comprando a anuência dos setores organizados da sociedade a peso de ouro. 

Mesmo quando o presidente goza de taxas estratosféricas de popularidade e de uma economia em expansão acelerada, esse tipo de batalha tem taxas de êxito muito reduzidas. 

É urgente que analistas de mercado e observadores da política considerem a possibilidade de termos pela frente mais uma década perdida.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.