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Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.

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Justiça proíbe propaganda com Neymar de uniforme

Empresa patrocinadora da seleção entrou com ação para vetar imagens

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Uma propaganda da cerveja Proibida em que o jogador Neymar aparece de camisa amarela e shorts brancos foi vetada por liminar da Justiça na quarta-feira (18).

A CBF e a Ambev, patrocinadora da seleção, entraram com uma ação para impedir que a Proibida anuncie com o uniforme da Seleção.

Não eram só as roupas que incomodavam: também pediram para que a Proibida não usasse na sua campanha símbolos como o número 10 e as estrelas. Em sua decisão, o desembargador Wagner Cinelli deu razão em parte à CBF.

Neymar faz embaixadinhas em frente a um telão luminoso
A CBF e a Ambev entraram com ação para impedir propaganda com uniforme da Seleção - Reprodução/Probida

“Será considerada cópia de uniforme da Seleção Brasileira de Futebol o conjunto de camisa, shorts e meias que tenham as mesmas cores de qualquer um dos figurinos oficiais”. Essa é uma preliminar, mas o advogado da CBF, Gustavo Piva de Andrade, do Dannemann Siemsen, diz considerar que a disputa está ganha.

“Cabe recurso, mas dificilmente isso será julgado até a Copa do Mundo”, afirma. Os jogos começam dia 14 de junho.

“A CBF mandou mais de 20 notificações extrajudiciais por questões ligadas à marca. Na Copa passada, foram 150 notificações e seis processos.”

O desembargador escreveu que o recurso foi parcialmente provido, mas, para a Proibida, a decisão foi positiva, segundo Tais Gasparian, advogada da empresa.

“Estamos felizes. O filme [em que o jogador aparecia com camisa amarela e shorts brancos] já não estava no ar.”

Para a cervejaria, haveria problema se fosse obrigada a não exibir estrelas ou o número 10, que ilustram as latas, diz.

“O processo soou agressivo. No passado, a Ambev quis contratar o Neymar e não conseguiu. Até juntamos uma prova no processo, uma carta da assessoria dele [sobre o tema].”

 

Sobe a procura por vacinas contra a gripe no mercado privado

A demanda por vacinas contra a gripe no mercado privado aumentou neste ano, segundo empresas do setor. 

A estimativa é que sejam comercializadas ao menos 5 milhões de imunizações nesse segmento em 2018. O setor privado representa cerca de 30% do mercado de vacinas contra a doença no país.

A Sanofi Pasteur aumentou em 14% sua produção de doses para a campanha deste ano destinadas a empresas, clínicas, hospitais e farmácias.

“A demanda maior nos surpreendeu e é explicada pelos surtos do vírus em alguns estados. Readequamos nosso planejamento com as fábricas de vacinas na França e nos EUA para atender a demanda”, diz Hubert Guarino, diretor-geral do laboratório.

A empresa disponibiliza dois tipos de imunização: a trivalente, que protege contra três grupos de vírus, e a tetravalente, que age contra quatro. A última terá alta de produção superior a 30% neste ano.

“A procura nesta campanha é 10% maior que em 2017. Vendemos todo o estoque em abril”, afirma Renato Cavalcanti, diretor de vacinas da GSK, que fabrica a versão tetravalente do produto.

O nicho que mais cresce na companhia é o corporativo, em que empresas imunizam funcionários. “Estados menos afetados pelo desemprego, como São Paulo, são o motor da demanda”, diz ele.

Números do setor

Sanofi Pasteur
1 bilhão é o total de vacinas feitas no mundo por ano

GSK
20 milhões são as vacinas produzidas por dia na operação global

 

O que estou lendo
Flávio Rocha, 
empresário pré-candidato à Presidência 

Afastado do comando da Riachuelo para articular a sua candidatura a presidente da República pelo PRB, Flavio Rocha, viajou para Recife e Campo Grande na sexta (20).

O empresário aproveita para ler enquanto faz esses deslocamentos que se tornam cada vez mais frequentes.

Na mala, o livro “Abundância: O Futuro É Melhor do que Você Imagina”, de Peter Diamandis e Steven Kotler, HSM editora. 

“Chama a atenção no livro a narrativa do grande momento de produtividade do ser humano e da redução brutal de qualquer tipo de escassez”, opina o executivo. 

“O fundador da Singularity University nos revela como a tecnologia revoluciona o mundo e como a sua capacidade exponencial irá criar abundância nas mais diversas áreas, da energia à educação”, conta Rocha.

O executivo anunciou que pretende pagar pelos gastos de sua campanha presidencial, e que vai dispensar o uso de recursos do fundo partidário na sua corrida ao Planalto.

Flavio Rocha no jantar em sua homenagem na casa do empresario Sergio Waib
Empresário aproveita para ler enquanto faz viagens para articular candidatura a presidente da República - Marcus Leoni / Folhapress

 

Óleo... O Sebrae/RJ levará 28 micro e pequenas fornecedoras para o setor de petróleo para a Offshore Techonology Conference, em Houston, de 30 de abril a 3 de maio.

...nos EUA  Serão 21 empresas do Estado do Rio de Janeiro, três de Sergipe, duas de Alagoas, uma do Espírito Santo e outra da Bahia na OTC, considerada a maior reunião do segmento no mundo.

Baixa A confiança dos comerciantes paulistas teve queda de 0,5% em março, em relação ao mês anterior, segundo índice da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).

Alta O número de novas locações do mercado industrial brasileiro subiu 42% no primeiro trimestre de 2018, na comparação com o mesmo período de 2017, segundo consultoria imobiliária JLL.

 

com Felipe Gutierrez, Igor Utsumi, Ivan Martínez-Vargas e Arthur Cagliari  

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