Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula diz que já não acredita em aliança com PSB

Retirada da candidatura de Marília Arraes é tida como crucial para apoio dos socialistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Lula durante entrevista
O ex-presidente Lula durante entrevista - AFP

A declaração de Lula de que, se fosse militante em Pernambuco, já estaria fazendo campanha para a candidata petista Marília Arraes ao governo surpreendeu dirigentes do partido que ainda tentam costurar aliança com o PSB.

EM RETIRADA 

A retirada da candidatura dela, principal opositora do governador socialista Paulo Câmara (PSB-PE), que concorre à reeleição, é tida como crucial para que o PSB, em troca, apoie o PT no plano nacional.

ROLO 

Lula, no entanto, tem manifestado descrença em relação a uma aliança nacional com o PSB, que, na opinião dele, estaria apenas “enrolando” o PT. 

PACIÊNCIA 

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, minimiza as declarações. “Temos que relevar. Nas condições atuais, [Lula] pode não estar em um bom momento”, diz ele.

CANJA 

O PSB, diz, seguirá conversando com o PDT de Ciro e com o PT. A convenção do partido foi marcada para o dia 5 de agosto, data final para a decisão de candidaturas e alianças. “Quem tem prazo não tem pressa”, diz Siqueira.

PROTOCOLO 

Geraldo Alckmin não entusiasmou os partidos de centro que se reuniram com ele na quinta (5), em Brasília. A crença de que ele dificilmente venceria a eleição segue em pé.

PALCO 

O próximo Prêmio da Música Brasileira, que homenageará Luiz Melodia, terá apresentações de Baby do Brasil, que fará uma releitura de “Magrelinha”,  Lenine e seu filho João Cavalcanti, que cantarão “Quase Fui lhe Procurar”, e Zezé Motta e Sandra de Sá, que vão interpretar “Dores de Amores” —todas as canções são do repertório de Melodia, morto no ano passado. 

PALCO 2 

A cerimônia ocorre em 15 de agosto, no Theatro Municipal do Rio. 

BEM BRASIL 

A loja temporária que a Muji abriu na Japan House, na av. Paulista, foi o local em que a marca japonesa que mais vendeu no continente americano em seu primeiro dia de atividade, 19 de junho: 7.176 itens foram comercializados. A Muji vende utensílios com design minimalista.


Os atores Sérgio Mamberti e Rodrigo Lombardi
Os atores Sérgio Mamberti e Rodrigo Lombardi - Ale Catan

ENCONTRO DE GERAÇÕES

Sérgio Mamberti (à esq.) e Rodrigo Lombardi ensaiam para dividir o palco na peça “Um Panorama Visto da Ponte”. O espetáculo, com direção de Zé Henrique de Paula, estreia em 3 de agosto no Teatro Raul Cortez, em São Paulo.


MÚSICA PARA VER

A série documental “Work in Progress — Por Dentro da Osesp”, dirigida por Diego de Godoy, teve pré-estreia na quinta (5), na Sala São Paulo. O escritor Ignácio de Loyola Brandão, a produtora-executiva Andrea Giusti e o diretor-executivo do canal Arte 1, Caio Luiz de Carvalho, passaram por lá.


SAÚDE FORTE

Os médicos Antonio  Antonietto, Antonio Chacra, Cláudia Cozer Kalil e o advogado Romeu Tuma Júnior foram ao lançamento da coleção de livros Como Cuidar, criada pelo Hospital Sírio-Libanês com a editora Saraiva. O evento ocorreu na quinta (5), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.


CURTO-CIRCUITO

O duo Gisbranco, das pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, lança o álbum “Pássaros” em apresentação com participação de Ná  Ozzetti e André Mehmari. Neste sábado (7), às 22h, na Casa de Francisca.

Formada por músicos e atores da peça “Molière”, Lully’s Band faz show neste sábado (7), às 14h, no Quinto Pecado Café Bistrô.

O movimento #OcupaPolítica lança as candidaturas de mais de 50 ativistas para concorrer a cargos legislativos. Neste sábado (7), às 17h, no Teatro Oficina. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.