Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

PT se preocupa com migração de apoios de Luiz Marinho para Márcio França

Segundo o partido, o atual governador teria mais chance de desbancar Doria ou Skaf

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PT de São Paulo passou a se preocupar com um movimento de migração de apoios do candidato ao governo pela legenda, Luiz Marinho, para o governador de São Paulo, Márcio França, candidato a reeleição pelo PSB.

Os candidatos Luiz Marinho (PT) e Márcio França (PSB)
Os candidatos Luiz Marinho (PT) e Márcio França (PSB) - Bruno Santos/Folhapress

VIDA REAL 

A constatação de que, pelas pesquisas, Marinho permanece atrás de França e tem menos chance de ir ao segundo turno, está incentivando alguns segmentos ligados à legenda a pregarem o voto útil nele.

VIA CENTRAL 

Por essa lógica, França teria mais chance de desbancar um dos dois candidatos considerados de direita, João Doria (PSDB-SP) e Paulo Skaf (PMDB-SP), que disputam a dianteira pelas sondagens eleitorais.

VIA CENTRAL 2 

Se França, considerado de centro, tomasse o lugar de um deles até o domingo e passasse para o segundo turno, poderia ser um contraponto ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ) em São Paulo, se houver segundo turno na eleição presidencial.

ABESTADO 

O Tribunal Regional Eleitoral de SP proibiu o candidato a deputado federal Tiririca (PR-SP) de exibir um vídeo no qual ele pede voto para deputado estadual número 22222 sem citar o nome do candidato. O texto se baseia em uma representação alegando que a propaganda confunde o eleitor, já que Tiririca tem número de urna “praticamente idêntico”: 2222. 

ABESTADO 2 

A sentença estabelece multa de R$ 50.000 por descumprimento. A representação foi protocolada pelo presidente da Juventude do PDT, Gabriel Cassiano. O número 22222 se refere ao candidato Marcos Damasio (PR-SP), correligionário de Tiririca. O PR não comentou. 


As cantoras Marina Lima e Letrux
As cantoras Marina Lima e Letrux - Keiny Andrade/Folhapress

DOIS EM UM

A cantora Marina Lima (à dir.) mostra seu disco mais recente, “Novas Famílias”, na sexta (5), na Casa Natura Musical, em SP; no show, ela recebe a cantora Letrux (à esq.), com quem compôs a faixa “Mãe Gentil”, que está no CD.


PÁGINAS 

A doleira Nelma Kodama está escrevendo uma biografia. A publicação vai contar detalhes da Lava Jato e dos casos de amor que ela viveu.

PÁGINAS 2 

Nelma também vai abordar toda a sua história, desde a sua infância. O lançamento está previsto para o início de 2019. 


CARNAVAL

A abertura da “Ocupação Ilê Aiyê”, no Itaú Cultural, na quarta (3), reuniu o fundador do bloco, Vovô do Ilê, a diretora artística do Ilê, Dete Lima, e a cantora Daniela Mercury. O diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, o presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, a escritora Conceição Evaristo e a cantora Xenia França compareceram, assim como o compositor Carlos Rennó.


ELE SIM 

O pai da atriz Marina Ruy Barbosa, Paulo Ruy Barbosa, usa as redes sociais para compartilhar mensagens de apoio a Bolsonaro. Em alguns casos ele posta hashtags como “#elesim17”, que faz contraponto ao movimento de mulheres “#elenão”, de oposição. 

ZÍPER  

A atriz foi uma das desafiadas em uma corrente virtual iniciada por Daniela Mercury na qual artistas convocam uns aos outros para se posicionarem contra Bolsonaro. Marina ainda não se manifestou sobre o assunto. Procurada, ela não comentou sobre as postagens do pai até o fechamento desta edição.

REDE 

Recentemente, a cantora Anitta decidiu divulgar que não apoia Bolsonaro após fãs a questionarem por ela seguir uma amiga que expunha intenção de voto no candidato. 

APLAUSOS 

A Secretaria Municipal da Cultura firmou uma parceria inédita com a MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). A pasta apoiará o evento com R$ 690 mil e, em troca, poderá gravar e editar três espetáculos. 

APLAUSOS 2 

“Como os espetáculos do evento estão sempre lotados, nosso objetivo é que mais gente possa ter acesso”, diz o secretário da pasta, André Sturm. Algumas peças também serão apresentadas em teatros fora do centro —entre eles, o Paulo Eiró, que fica em Santo Amaro. 

EXPORTAÇÃO 

A banda Liniker e os Caramelows se apresentou mais vezes fora do Brasil do que no próprio país neste ano. No total, foram 43 shows internacionais e 24 nacionais.

SEM PRESSA 

E o grupo se prepara para lançar o single “Calmô”, que entrará em seu próximo álbum. A música estará disponível nas plataformas digitais no dia 30 de outubro.


NA TELA

Os curtas-metragens “Sinopse” e “Tenha um Ótimo Dia” foram exibidos no MIS, em SP, na semana passada. Os atores Gabriel Godoy, Marcelo Medici e Gabriel Leone passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

Ana Maria Braga e Luiza Helena Trajano participam de um jantar comandado por Alex Atala para o movimento Bem Querer Mulher. Na sexta (5), às 19h, na Casa Petra. 

A escritora Cristiane Correa lança a versão audiolivro de “Sonho Grande”. Na sexta (5), às 10h, na Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A Studio3 Cia. da Dança apresenta o espetáculo “Orquestra”, concebido por Anselmo Zolla, no sábado (6) e no domingo (7), no Teatro Alfa. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.