Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Com morte de Sigmaringa, Lula perde único interlocutor de confiança no STF

O advogado era o único interlocutor de absoluta confiança tanto do ex-presidente quanto de ministros

A morte de Sigmaringa Seixas representa, para Lula, mais do que a perda de um amigo: o advogado era o único interlocutor de absoluta confiança tanto do ex-presidente quanto de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

O advogado e ex-deputado Sigmaringa Seixas
O advogado e ex-deputado Sigmaringa Seixas - Divulgação

VOZ  

Se, mesmo com ele, o petista só colheu derrotas na corte, sem ele a situação ficaria ainda mais difícil, analisa um magistrado.

PÉRIPLO 

Emotivo, o advogado costumava chorar na época do mensalão, em 2012, ao falar da possibilidade de José Genoino ser condenado. Ele considerava a hipótese uma injustiça e percorreu vários gabinetes do STF defendendo a absolvição do amigo. Em vão.

SURPRESA 

A prisão de Lula, em abril, também foi um baque: Sigmaringa Seixas chegava a ranger os dentes ao falar sobre ela. E lamentava em especial os votos de ministros como Cármen Lúcia e Edson Fachin, sempre contrários ao petista —numa atitude que, para ele, era decepcionante.

NA TRISTEZA 

No dia da prisão, Seixas viajou no avião da polícia com Lula e o acompanhou até a sala em que ficaria preso. Os dois arrumaram juntos o lençol na cama do ex-presidente.

O ÚLTIMO VOO 

E o presidente Michel Temer colocou um avião da FAB para transportar o corpo de Seixas de São Paulo a Brasília.

DE LONGE 

O chanceler Aloysio Nunes Ferreira não irá ao já tradicional coquetel de posse do Itamaraty, no dia 1º de janeiro, oferecido a autoridades internacionais. Ele passa o Réveillon em SP e só vai a Brasília para transmitir o cargo ao futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

FAÍSCA 

A transição entre a atual e a futura equipe da diplomacia brasileira não foi das mais tranquilas.

TIME 

Segundo balanço feito na quarta (26), 12 chefes de Estado e de governo já confirmaram que virão à posse de Bolsonaro, além de três vice-presidentes e dez chanceleres.

BAIXA 

A presença do presidente do Chile, Sebastian Piñera, era considerada uma certeza. A do argentino Maurício Macri, ainda uma dúvida.


Tatá Werneck e Eduardo Sterblitch
Os atores Tatá Werneck e Eduardo Sterblitch em cena de 'Shippados’ - Paulo Belote/Globo

AMOR VIRTUAL

Os atores Tatá Werneck e Eduardo Sterblitch estão na série “Shippados”, produzida exclusivamente para o Globoplay; a comédia romântica mostra por meio do sarcasmo a influência da internet na vida das pessoas


PARCERIA 

O Masp e o Banco Central assinaram um contrato de comodato de 20 obras da coleção da instituição financeira. A cessão de pinturas de nomes como Ismael Nery e Tarsila do Amaral será de dez anos, a partir de 2019.

DOSE... 

No primeiro semestre de 2019, as irmãs e cantoras Alzira E e Tetê Espíndola vão lançar o disco “Recuerdos”, pelo Selo Sesc, com músicas tradicionais pantaneiras e guarânias e com a participação de Ney Matrogrosso. 

...DUPLA 

E cenas dos bastidores da gravação estarão no documentário “Alzira E - Aquilo que Eu Nunca Perdi”, de Marina Thomé, que mostrará ensaios e gravações desconhecidas do público. O projeto foi selecionado pelo Rumos Itaú Cultural.

AMOR DIGITAL 

A base de usuários brasileiros do aplicativo de relacionamento Happn aumentou 2 milhões em 2018, chegando a 7,5 milhões. A faixa etária que mais subiu foi a dos 25 aos 34 anos, com um crescimento de 45%. 


NO PARAÍSO

Os empresários Anuar Tacach, Ivan Marchetti, Vivi Mascaro e Carol Campos Salles foram à quinta edição da festa Heaven, no Jamile, no domingo (23). Os DJs Buga e Pedro Sabie comandaram as pickups do evento que também reuniu as advogadas Renata Foz e Fernanda Nardy. 


CURTO-CIRCUITO

Mano Brown apresenta músicas de seu disco “Boogie Naipe”. Na quinta (27) e na sexta (28), no Sesc Belenzinho. 

Roger Rodrigues e o Grupo JHSF inauguram na quinta (27) o Beach Club Las Piedras, em Punta del Este, no Uruguai. 

A modelo brasileira Lais Ribeiro vai participar do festival John John Rocks, em Jericoacoara, no Ceará. No dia 31/12. 

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.